A contribuição da escola para a formação de bons hábitos alimentares

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1529 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 19 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES

Tânia Vieira Penna
Profª. Ivonete dos Santos Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 6151) – Nutrição, Higiene e Saúde
05/09//2008

RESUMO

A escola desempenha papel fundamental na formação dos hábitos de vida e da personalidade da criança, sendo que ocupa praticamente um terço da vidaativa do escolar. As escolas devem oferecer alimentação equilibrada e orientar seus alunos para a prática de bons hábitos de vida. As conseqüências principais da alimentação inadequada no período escolar podem ser caracterizadas como alterações do aprendizado e da atenção, carências nutricionais específicas ou decorrentes do excesso de alimentos. No tocante a obesidade, a preocupação atual dosprofissionais de nutrição, médicos e nutricionistas, direciona-se sobre a necessidade de implantação de momentos de educação nutricional nas escolas. Com essa ação poderíamos combater a epidemia de obesidade infantil que esta vigorando no mundo e no Brasil.

Palavra Chave: Alimentação; Saudável; Saúde.

1 INTRODUÇÃO
A alimentação balanceada é o alicerce para o bom desenvolvimento dacriança. Por isso, é essencial ensiná-la desde cedo como ter hábitos alimentares saudáveis. Para alguns pais, essa missão parece impossível.
Ter uma vida saudável é um estilo de vida que envolve cuidados com a rotina com o comportamento e, sobretudo com a alimentação. Para melhorar o desempenho no dia-a-dia, devemos prestar atenção aos detalhes que acontecem à nossa volta e à nossa mesa.Não existe uma fórmula única para alimentação saudável. Cada pessoa deve conhecer seu organismo e o tipo de vida que leva; tem alimentação específica para quem é atleta, para quem trabalha mais sentado, quem está estudando, quem está na adolescência, quem está na fase de crescimento ou na infância.
Para modificar os hábitos alimentares incorretos dos educandos, pode-se trabalhar a importância dosalimentos, conscientizando-os de que nem sempre o que é atraente e aparentemente mais “gostoso” é o que faz bem à saúde.

Torna-se mister orientar e educar as crianças para o consumo de alimentos saudáveis, sem excessos de alguns grupos alimentares em detrimento de outros, sendo a variabilidade da dieta necessária à saúde. “[...] o ato de conhecer é tão vital como comer ou dormir, e eu nãoposso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim vida, aqui e agora”. (Freire, 1984, p.15).
A alimentação não se delineia enquanto uma receita pré-concebida e universal para todos, pois deve respeitar alguns atributos coletivos e individuais impossíveis de serem quantificados de maneira prescritiva. Contudo, identifica-se algunsprincípios básicos que devem reger esta relação entre as práticas alimentares e a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Para transmitir aos filhos a importância de cultivar bons hábitos alimentares, são preciso, em primeiro lugar, reconhecer que as crianças têm suas próprias escolhas. Entretanto, essas escolhas podem melhorar a cada dia se elas estiverem envolvidas num projeto alimentarsaudável. Os pais têm a responsabilidade de direcionar e orientar os filhos diante das diversas influências da mídia, pois alguns hábitos alimentares podem trazer prejuízos à saúde. Entre esses prejuízos estão os aumentos de colesterol, pressão alta e obesidade. Os índices de obesidade, em crianças, têm crescido nas últimas décadas por causa do aumento do consumo de alimentos com alta densidadecalórica e da redução da atividade física.

A alimentação e a nutrição constituem em requisitos básicos para a promoção e proteção a saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano. Alimentar-se é fundamental para a manutenção das funções vitais. A complexa atividade digestiva transforma os alimentos, aproveitando as substâncias indispensáveis...
tracking img