O surgimento e desenvolvimento do pensamento econômico

Páginas: 58 (14260 palabras) Publicado: 2 de diciembre de 2010
CAPITULO I
1 – O surgimento e desenvolvimento do pensamento econômico

“As idéias de economistas e filósofos políticos, tanto quando estão certos como quando estão errados, são mais poderosas do que comumente se imagina. Realmente o mundo é governado por poucas delas. Homens pragmáticos, que crêem inteiramente isentos de quaisquer influências intelectuais, sãohabitualmente escravos de algum economista do passado”. (John Maynard Keynes).

1.1 Economia

Para os economistas economia é a:
Ciência que estuda a atividade produtiva. Focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produção de bens; estuda as variações e combinações dos fatores de produção (terra, capital, trabalho,tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias. (SANDRONI, 2003, p. 189).

Já para os juristas economia é uma palavra derivada do latim oeconomia (SILVA, 1987, p. 132), do grego oikonomia (oikos = casa, nomos = normas), quer significar a boa ordem no governo e administração de um negócio ou de um estabelecimento.
Neste sentido, economiaquer significar a própria administração, ou seja, o conjunto de atos executados, a fim de que se obtenha uma boa ordem, um perfeito ordenamento, na realização dos objetivos visados em qualquer instituição ou organização, quer de caráter privado, quer de caráter público.

Para nosso estudo não utilizaremos nenhuma das duas concepções, econômica e jurídica, mas uma

1.2 Pré-História - O Iníciode tudo

Desde os primórdios de nossa civilização os homens se relacionam em sociedade, seja para proteção do grupo, seja para consecução de objetivos comuns ou individuais. Na pré-história a vida em grupo era uma questão de sobrevivência, tanto para defesa do grupo contra animais selvagem e encontrar alimentos, como dar continuidade à espécie.
Não havia a noção de propriedade, pois comonão produziam, os grupos humanos eram nômades, mudavam de local na mesma proporção em que a havia escassez de alimentação, pois sua subsistência se baseava na cata de alimentos encontrados na natureza, na caça de animais selvagens e posteriormente na pesca.

1.2 A Importância Histórica da Antiguidade

As grandes civilizações começaram a se formarem por volta de 7 mil anos atrás. A maioria dessascivilizações tem um ponto em comum: desenvolveu-se nas proximidades de grandes rios, aproveitando o regime de suas águas, que favorece a fertilidade da terra e a prática da agricultura. Assim, os vales dos rios Nilo, Eufrates, Tigre e Ganges, entre outros foram primordiais para a formação das civilizações egípcia, suméria, babilônica e hindu, por exemplo (ARRUDA e PILETTI, 1999).

Algunsautores, como Gastaldi (2002), dividem a idade antiga em duas fases: a idade antiga clássica (1ª fase) e a idade antiga (2ª fase).
Na primeira fase, que vai de 4000 a 1000 anos antes de Cristo, é marcada com o surgimento das mais civilizações (Babilônia, Mesopotâmia, Egito, China, Índia e etc), a atividade econômica era muito incipiente, era ainda uma economia de subsistência e de autoconsumo nãohavendo preocupação em se produzir além daquilo que era necessário, a fim de se efetivarem as trocas, uma vez que, a compra-e-venda se mostrava impraticável ante a inexistência de moeda.
No ano de 1792 a. C. o rei da Babilônia Hammurabi, publicou textos cuja escrita era através de uma cunha ou prego, numa Estrela de Diorito Negro, de 2,25 metros, descoberta em 1901, onde estava esculpida sua maiorrealização, seu código, não um código de leis como temos hoje, mas um conjunto de suas decisões, servindo de orientação aos juízes em suas sentenças, mas também de propaganda de sua sabedoria, poder, de seus feitos militares e condutas a serem seguidas.
Grande estrategista e conquistador, Hammurabi, diversamente de outros reis e imperadores, preocupado com o desenvolvimento econômico,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Teoria do desenvolvimento econômico
  • Psicologia Do Desenvolvimento I
  • Surgimento Do Nacionalismo Na Africa
  • Historia del Pensamento Economico
  • O cenário histórico do surgimento da sociologia
  • O Desenvolvimento Do Conceito De Cultura. Evolucionismo Cultural.
  • PROXECTO DO SISTEMA ECONÓMICO
  • O problema do desenvolvimento sustentável

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS