Arduino e Proteus
Por Felipe Gomes Flores
Para quem trabalha com projetos ou apenas os faz por hobby sabe que há situações em uma boa idéia surge do nada e às vezes não há como reproduzi-la no momento, muitas vezes por não ter o equipamento (hardware) necessário para a montagem de um certo circuito e aí acabam não conseguindo visualizar de alguma forma se a tal idéia realmentefunciona ou não. Bom, para aqueles que querem desenvolver projetos com o Arduino sem ter a necessidade de montar circuitos físicos e/ou gravar diversas vezes um sketch no chip (coisas que levam um certo tempo) existe uma maneira de simular os circuitos virtualmente. Neste tutorial veremos como fazê-lo utilizando um software bastante conhecido e poderoso em simulações de circuitos eletrônicos: oProteus. Como isso funciona? Algumas pessoas pergutam coisas como: “O Proteus lê Arduino?” ou “Tenho que istalar algum plug-in ou extensão do Arduino para o Proteus?”. A verdade que é as coisas são muito mais simples do que parecem, e a resposta para as duas perguntas acima é “NÃO!”. O Proteus é um software muito poderoso capaz de simular alguns tipos de microcontroladores como PIC e 8051 e , assim comoesses dois primeiros, o Arduino nada mais é que uma placa com um microcontrolador chamado AVR (ATmega8, ATmega168, ATmega328 etc). Portanto iremos simular um circuito usando um microcontrolador AVR, porém vamos utilizar a IDE do Arduino para criar o programa. Para o Proteus não interessa qual é a linguagem que você está programando (se é de alto ou baixo nível), mas sim o arquivo em hexadecimalque é gerado para gravar no chip. Então, é isso o que faremos.
1
Gerando o Arquivo em Hexadecimal! A seguir será mostrado um passo-a-passo de como simular o Arduino no Proteus. Se tudo der certo, ao final deste tutorial você terá simulado o programa mais simples em Arduino: piscar um LED.
1º Passo: Abrir o código
Abra a IDE do Arduino (neste caso estou utilizando a versão 0017*), entãová em “File/Examples/Digital/Blink” , como mostra a figura 1.
*Com a IDE 0021 não funcionou
Figura 1 - Abrindo o Sketch “Blink”
O código abaixo então aparecerá na IDE
/* Blink Turns on an LED on for one second, then off for one second, repeatedly. The circuit: * LED connected from digital pin 13 to ground. * Note: On most Arduino boards, there is already an LED on the board connected topin 13, so you don't need any extra components for this example.
2
Created 1 June 2005 By David Cuartielles http://arduino.cc/en/Tutorial/Blink based on an orginal by H. Barragan for the Wiring i/o board */ int ledPin = 13; // LED connected to digital pin 13
// The setup() method runs once, when the sketch starts void setup() { // initialize the digital pin as an output: pinMode(ledPin,OUTPUT); } // the loop() method runs over and over again, // as long as the Arduino has power void loop() { digitalWrite(ledPin, HIGH); delay(1000); digitalWrite(ledPin, LOW); delay(1000); }
// // // //
set the LED on wait for a second set the LED off wait for a second
Aperte Ctrl+Shift+S para “Salvar Como”. Isso é feito para você saber onde estará o arquivo gerado. Neste caso o arquivoserá salvo com o nome de “PiscaLED” em “Meus Documentos/Arduino” como mostra a figura 2.
Figura 2 - Salvando o Sketch em um Local Conhecido.
3
2º Passo: Fazer o Upload do Sketch Faça como se fosse gravar o programa no Arduino exceto pelo fato que você não irá conectá-lo ao computador: escolha o modelo da placa (Neste caso Arduino Duemilanove or Nano w/ ATmega328) e a porta com a qual irágravar o skecth (Neste caso COM1) e então aperte o botão Upload.
Figura 3 - Escolhendo a placa correta
Figura 4 - Escolhendo a porta correta
Figura 5 - Painel de Botões
4
Alguns segundos depois que o Upload começa ele será interrompido e aparecerá uma mensagem de erro como a da figura 6. Isso obviamente ocorrerá porque não há uma placa conectada ao computador.
Figura 6 -...
Regístrate para leer el documento completo.