Administração Pública E Administração Privada

Páginas: 4 (954 palabras) Publicado: 27 de abril de 2012
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

Políticas Públicas de Recursos Humanos aluno Luís Jesus - 46852 Profª Cristina Gomes Profª Teresa CarvalhoAdministração Pública e Administração Empresarial Quem Inspira a Quem?

Documento consultado Saravia, E. J. (2011). Administração Pública e Administração de Empresas: Quem Inspira a Quem? Revista ADM.MADE, 14(3), 1-8.

Universidade de Aveiro

Luís Jesus


 
No documento analisado, o autor procura salientar as diferenças entre a administração pública e empresarial com base nas tentativasde ‘trazer para o público o que é privado’. A primeira reorganização/reforma do Estado deu-se entre a década de 80 e 90, tendo como precursores o Presidente Ronald Reagan (Estados Unidos) e aPrimeira Ministra Margareth Thatcher (Reino Unido). Para este facto contribuiu o sentimento antiburocrático existente, bem como a crença de que a gestão no setor privado era melhor que a do público. A partirde então, o mundo começou a receber as novas práticas muito por culpa das organizações internacionais (Banco Mundial, OCDE, Banco Interamericano, PNUD), sendo adoptada a expressão ‘Nova GestãoPública’. O Estudo da Administração Pública O primeiro investigador da administração pública foi Woodrow Wilson, professor de ciência política da Universidade de Princeton. Woodrow considerava que a gestãopública deviria seguir o exemplo da gestão privada no que respeita à sua forma de atuar. A perspectiva de Woodrow viria a ser confirmada com a adoção, por parte da administração pública, de métodos degestão da administração privada. Tais métodos são, em geral, de apoio à decisão, tais como: análise de sistemas, métodos custo-benefício, métodos multicritérios, etc..
  Refira-se que algumastécnicas utilizadas no setor privado são de difícil ou mesmo impossível implementação no setor público devido às suas características – mandatos políticos de curto prazo.
  Apesar da relevância dos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração Pública
  • Administração Pública
  • Resumo De Administração Pública
  • Etica na administracao publica
  • Privatização da administração pública

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS