Analise De Restauro

Páginas: 7 (1692 palabras) Publicado: 15 de octubre de 2011
Análise de Restauro – Casa Bandeirista

Contexto Histórico
A Casa Bandeirista foi uma das primeiras experiências de restauro de edificações do tipo, casas rurais do período de colonização do estado, e que foi baseada em uma série de critérios e procedimentos do Iphan já testados e tidos como padrão. A restauração se dá na década de 50, nos anos de 1954/5, pouco mais de vinte anos de existênciado Iphan, um período muito duro, de consolidação do Instituto, de poucos recursos e período ainda de levantamento do patrimônio existente.
Nesse período a Casa Bandeirista só é considerada a princípio digna de ser preservada por se acreditar ser uma construção muito antiga, do período colonial provavelmente, mas ainda sem grandes registros que comprovassem em que momento exato foi erguida. Ela,como outros exemplares de casas rurais, são tidas como destituídas de caráter estético e estilístico relevantes.
A linha de ação de ação da delegacia regional instalada em São Paulo fora definida na década de 30 por Mário de Andrade na época em que a dirigiu, e era baseada na idéia de que a arquitetura que devia ser preservada era a colonial, pensamento coerente com os ideais modernistasnacionalistas do período, que também previam a criação de uma memória nacional livre das influências exteriores. Luís Saia foi seu sucessor no direção, e seguidor fiel da linha delineada por Mário.
Luís Saia foi detentor ainda da criação da tese da casa bandeirista como um estilo. Baseou sua tese dividindo as casas em dois grupos baseados em plantas e qualidades dos materiais, um de linhagem pura queevidenciaria a supremacia bandeirante, e outra que devido às mudanças averiguadas no padrão puro denotaria a decadência e deturpação da sociedade bandeirante.
Essa tese é empregada na escolha e restauro do patrimônio do Iphan nessa época, e desconsidera uma série de fatores históricos e outras possibilidades teóricas sobre a origem estilística dessas residências. Portanto foram desconsideradasresidências que poderiam conter influência das casas bandeiristas e constituir um outro padrão estético, assim como foram retiradas modificações de planta para restaurar o padrão puro, apagando modificações que fizeram parte da história do patrimônio.
É importante ressaltar o que era a idéia do bandeirante no período. São Paulo iria completar seu quarto centenário, e como é sabido, criou-se um plano defestejos grandioso, com inúmeros eventos e principalmente dotando a cidade de projetos que revelassem a magnitude paulista, como a criação do Parque do Ibirapuera e a constituição do patrimônio histórico. Getúlio Vargas havia voltado ao poder, o que fazia ressurgir um sentimento de paulistaneidade, de enaltecimento do poder político e econômico e do passado glorioso faziam parte do ideáriodaqueles que se incumbiam da organização do IV Centenário, pessoas que haviam vivido a revolução de 1932. E a idéia do bandeirante, como um símbolo de coragem e empreendedor de ações que garantiram a expansão e consolidação do país era o maior valor histórico que São Paulo poderia ter. Assim que surge a importância de restaurar essas casas rurais antigas, datadas provavelmente do período bandeirante, eportanto fariam parte da cultura e tradição destes e teriam de revelar traços dessa premissa.
Outro importante fato da restauração se dá pela forte influência das idéias contidas na Carta de Atenas no Iphan, como a escolha do material usado, que deveria ser concreto por ser um símbolo dos avanços tecnológicos e que demonstraria com clareza o contraste com a técnica original e a intervenção. Outraidéia, essa da Carta de Atenas do CIAM, muito claramente expressa nas restaurações do período é que, nem tudo do passado deve ser preservado, assim que deve ser preservado o mínimo que tenha valor real, e o resto deve ser modificado para se tornar um espaço útil, de acordo com os interesses gerais e necessidades das cidades.
A restauração
O processo de restauro efetivamente só começa a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Analisa
  • analis
  • Analis
  • analis
  • Analises
  • Analis
  • Analis
  • ANALIS

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS