Analise de uma noticia politica sob a ótica de um artigo

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (730 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 10 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Referência do artigo analisado:

MIGUEL, Luis Felipe. Discursos cruzados: telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral. Sociologias,  Porto Alegre,  n. 11, jun.  2004.   Disponível em .Acesso em  03  set.  2010. 

ANÁLISE
Na análise da notícia anteriormente feita, pôde-se compreender, de maneira superficial que a televisão exerce uma influência gigantesca no comportamentoexterior e interior do indivíduo. A notícia apresentou, embasada em dados, que a mera aparição da candidata petista, Dilma Rousseff no horário eleitoral e em outros programas da televisão acarretaramem uma disparada de suas chances de chegar à presidência. Isto é o que se pode concluir embasado no texto jornalístico apresentado pela UOL, claro que não explicitamente, mas é o que se subentende “àprimeira lida”.
Contudo, ao analisar o artigo contido na Revista Sociologias de Porto Alegre, intitulado: “Discursos cruzados: telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral”, doautor Luis Felipe Miguel, pôde-se perceber que a análise anteriormente feita acerca dos malefícios que a aparição dos candidatos no meio televisivo traz para os eleitores está errada, uma vez que nesteartigo o autor expõe a importância do HPEG (horário de propaganda eleitoral gratuito) que vincula na televisão e nas rádios, mesmo que este ainda tenha suas falhas.
Uma vez o HPEG estabelecido oscandidatos com menos condições econômicas tiveram chance de ascender ao menos moralmente, pois o Estado ressarce as emissoras por meio de renúncia fiscal, então todos os candidatos têm apossibilidade de falar ao público alguns minutos, apresentando suas intenções, planos e ganhando a confiança do ouvinte. Além disso, o HPEG também ameniza a influência das empresas de comunicação de massa,incumbindo aos partidos a organização e elaboração de suas temáticas, enquadrando a realidade como eles acharem apropriada.
O autor considera a apresentação do candidato no HPEG como um monólogo, o...
tracking img