Antropologia Cristã

Páginas: 29 (7183 palabras) Publicado: 7 de febrero de 2013
Características da antropologia bíblica
Apesar do interesse evidente pelo homem, a Bíblia não enuncia um tratado antropológico sistemático. Contudo, nela estão presentes as grandes linhas gerais de uma visão clara do homem enquanto criatura aberta a Deus, aos outros e ao mundo. Escrita ao longo de vários séculos, a Sagrada Escritura, nos seus variados livros, apresenta uma antropologia e umaconceção da natureza humana trespassada por muitas e distintas influências culturais. Porém, prevalece uma perspetiva unitária do homem, tendo em conta a sua tridimensionalidade, enquanto corpo, alma e espírito. Já no Livro da Sabedoria, influenciado pela cultura helenística, encontramos a dicotomia platónica entre alma e corpo, que busca assumir a doutrina da imortalidade da alma, para assimafirmar a transcendência do homem. Em síntese, podemos afirmar que na Bíblia deparamos com uma antropologia pré-científica, religiosa e soteriológica.
A característica pré-científica da antropologia bíblica tem como fundamento o facto de não apresentar uma sistematização da conceção do homem, nem uma definição filosófica. A sua preocupação é uma visão coerente do homem no seu relacionamento com Deus,com os outros e com o mundo.
É nesta perspetiva, também, que vislumbramos um carácter religioso na antropologia bíblica. Não lhe interessa analisar o homem em si mesmo e nos seus elementos constitutivos, nem definir a sua essência, como ocorre na conceção grega, que vê o homem como um microcosmo que une o mundo material ao espiritual, assumindo o homem uma atitude contemplativa. O homem bíblicovê-se como fruto da palavra, da vontade e do projeto divino e portador de uma missão, não se limitando a assumir uma postura passiva, mas, pelo contrário, colaborando com o seu criador no projeto histórico, escutando e respondendo a Deus quando interpelado.
Há, ainda, uma marca, distintivamente, soteriológica na antropologia bíblica. A história tem um rumo e um significado: a salvação. O caminhotraçado por Deus, para o cumprimento do seu plano salvífico, pela sua graça, conduz o homem à salvação vencendo o pecado. O ato da criação é, já por si, a esperança da salvação, o fundamento de todos os imperativos e promessas em que expressa o dom e a graça do seu amor: o Deus que cria é o Deus que liberta.

Mensagem em Génesis 1-3
Ao examinar Gn.1-3, de modo a entender a mensagem, é forçosoter presente que se trata de um género literário mítico, rompendo, todavia, com alguns aspetos da mitologia. Não sendo uma narrativa historiográfica, a sua função é simbólica. Procura interpretar a realidade de maneira religiosa, estabelecendo a relação entre Deus, o homem e o mundo.
Assim, a primeira novidade, que encontramos em Gn.1, é a mensagem de um Deus único, Senhor grandioso eomnipotente: é o Senhor do Universo, que cria homem e mulher à sua imagem e que lhes confere poder sobre a criação. Trata-se da tradição sacerdotal (vocabulário mais preciso e profundamente religioso) e a sua descrição da origem do homem é o grande alicerce da antropologia teológica. O homem aparece já como unidade de varão e mulher, com a sua estrutura social e sexuada e como obra-prima da criação erepresentante do Criador ao dominar todas as coisas. A abertura e a comunhão com Deus, a realização da imagem de Deus na capacidade relacional do homem, a igualdade do homem e da mulher, a relação com o mundo e a liberdade/responsabilidade na colaboração com Deus, são o esteio do homem, segundo a visão bíblica, que encontramos nesta parte da narrativa da criação.
Já em Gn.2-3, a tradição javista(linguagem mais concreta e cheia de imagens) apresenta-nos um Deus muito mais paternal, um Deus vivo, que é representado antropomorficamente, com características muito humanas (oleiro, jardineiro, cirurgião). Centrada no homem modelado por Deus em barro – analogia ao mundo material e à mortalidade – e animado pelo sopro divino, numa referência à transcendência, a tradição javista dá ênfase à admirável...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Antes De Cristo
  • cristo
  • Cristo
  • Cristo
  • cristo
  • CRisto
  • Cristo
  • cristo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS