Análise Do Livro: Latino-Americanos À Procura De Um Lugar Neste Século, De Nestor García Canclini

Páginas: 8 (1771 palabras) Publicado: 1 de mayo de 2012
ANÁLISE DO LIVRO: LATINO-AMERICANOS À PROCURA DE UM LUGAR NESTE SÉCULO, DE NESTOR GARCÍA CANCLINI
Vinicius R. Maderi - Graduando em história pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Brasil)

- INTRODUÇÃO

A atual situação da América Latina e a economia e política dos países que a integram, fizeram com que o continente se tornasse um objeto da globalização. Esse trabalho, combase no livro Latino-americanos à procura de um lugar neste século (CANCLINI, 2008), procura detalhar alguns dos pontos mais importantes que Canclini expõe sobre a complexidade de entender o continente latino-americano como região.
No decorrer do livro, Canclini mostra como as dívidas externas tiveram um papel fundamental na consolidação da globalização nos países latino-americanos e até queponto isso foi maléfico ou benéfico na economia da América Latina. Explica também como a cultura foi se transformando e porque ela ainda está “viva”, apesar de parcialmente reformulada.
Mostra como a indústria cultural movimenta vários setores da economia e a importante função de “integrar” vários países distantes por meio dos seus produtos. Como isso influencia na vida cotidiana doslatino-americanos? Qual parte dos lucros gerados por essa indústria fica na mão da América Latina? Por que obras nacionais, por vezes, têm maior repercussão fora do país? Canclini expõe algumas estatísticas históricas e coloca em primeiro plano a realidade latino-americana, mostrando como a globalização atingiu cada setor da economia.
Com a análise de Canclini podemos observar o texto de Afonso Carlos Marquesdos Santos, “Jules Michelet e o paradigma nacional na historiografia do século XIX” e como o conceito de nação tem importância no livro.

- A “DESARTICULAÇÃO” DA AMÉRICA LATINA

A mídia, a rapidez das informações, os meios de comunicação, a interação entre pessoas de distintos países pela internet, tudo isso abrange uma forma de transformar a cultura e “desnacionalizá-la”, o que torna maisdifícil responder à pergunta central do livro: o que significa ser latino-americano?
“No último ano do século XX, o número de pessoas que deixaram o Uruguai igualou o das que nasceram no país. Vivem nos EUA, na Europa e em outras nações latino-americanas 15% dos equatorianos e aproximadamente um décimo dos argentinos, colombianos, cubanos, mexicanos e salvadorenhos.” (CANCLINI, 2008, p. 25)
O númerode latino-americanos que têm deixado o seu país em busca de melhores condições de vida, vêm aumentando gradativamente desde a década de 1990. O livro de Canclini problematiza esse fato dialogando com os problemas que a globalização trouxe (ou aumentou) para a América Latina.
Não é simplesmente uma questão econômica ou social, mas, principalmente as consequências que as medidas políticas eeconômicas afetam a vida de quem vive em outros países. A globalização faz com que o mundo “esqueça” da América Latina, que a faz atuar como objeto, deixando de ser sujeito da ação.
E não parte só quem vai em busca de melhores condições financeiras, mas pessoas de todas as classes: “médicos argentinos e físicos brasileiros vão pesquisar nos EUA, psicanalistas e empregadas domésticas vão para a Espanha,ou camponeses, mecânicos e operários do México e da Colômbia”¹, cada um com seu interesse. Os latino-americanos não se satisfazem aqui.
Esses fatos constroem uma nova visão sobre a questão de pertencimento à nação. O que antes servia como continente para a cidadania e mediadora das interações para além das fronteiras, hoje não é um fator tão determinante. Só se nota, realmente, os traçosnacionais quando estes se põem diante de traços de nações diferentes. Por exemplo: boa parte dos artistas que “constituem” literariamente as nações latino-americanas fizeram suas obras no exterior: Uslar Pietri, a da Venezuela; Miguel Ángel Asturias e Luis Cardoza y Aragón, a da Guatemala; Ricardo Güiraldes e Jorge Luis Borges, a da Argentina; Vicente Huidobro e Gabriela Mistral, a do Chile....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • NESTOR GARCIA CANCLINI
  • Metodología en lectura de néstor garcia canclini
  • Culturas Hibridas-Nestor Garcia Canclini
  • Rehacer Los Pasaportes, Néstor García Canclini
  • Biografía de néstor garcía canclini y giovanni sartori
  • Biografia de nestor garcia canclini
  • Nestor Garcia Canclini Pantallas
  • Nestor garcia canclini

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS