Calodad

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1370 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 15 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
 Indústrias Romi S.A. ganham mais produtividade com ajuda do CAD 3D e do CAE Simulation, ambos da SolidWorks
Antes do software CAD 3D SolidWorks, a companhia realizava entre oito e dez lançamentos anuais e, hoje, são desenvolvidos cerca de 25 novos produtos por ano; ainda com o CAE Simulation, uma poderosa ferramenta de análise de elementos finitos, a companhia conseguiu diminuir em duastoneladas o peso de uma máquina-ferramenta, mantendo as mesmas características, garantindo redução de custos, lucratividade e menor impacto ambiental
 
O primeiro carro nacional, o famoso Romi-Isetta, lançado em 1956 e que fez tanto sucesso nos anos dourados, é uma demonstração da cultura de pioneirismo e inovação das Indústrias Romi S.A. Fundada em 1930, em Santa Bárbara do Oeste, interior de SãoPaulo, por Américo Emílio Romi, a partir de uma oficina de reparo de automóveis, a empresa evoluiu sem cessar nos últimos 80 anos. A Romi inovou na fabricação de máquinas agrícolas em série com a solda elétrica; depois, desenvolveu o primeiro forno para fundição, tornos, injetoras de termoplásticos e lançou o primeiro torno CNC (comando numérico computadorizado).
 
Sempre investindo em altatecnologia para manter-se à frente do mercado, a Romi tem hoje seus produtos e serviços consumidos tanto no Brasil como em países localizados em todos os continentes. Seus negócios são compostos por Máquinas-Ferramenta (tornos, centro de usinagem e retíficas) e Máquinas para Plástico (injetoras e sopradoras), desenvolvidas por sua equipe de engenheiros. Trata-se de um time de profissionais altamentequalificados que, junto com a alta administração e todo o corpo profissional da empresa, foram os responsáveis para que a Romi atingisse a marca de 150 mil máquinas produzidas em suas nove unidades fabris construídas.
 
Acostumada às constantes evoluções ao longo de sua história, a empresa deu mais um salto com a entrada em cena das ferramentas CAD 3D SolidWorks e do Simulation SolidWorks. Entre osprofissionais da equipe de projetos, a história da Romi divide-se pelo período “antes e pós-CAD 3D Solidworks”, ou seja, da prancheta tradicional e CAD 2D,  para projetos em três dimensões com visualização do produto final. “Antes do software CAD 3D SolidWorks, a companhia realizava entre oito e dez lançamentos anuais e, hoje, são desenvolvidos cerca de 25 novos produtos por ano”, exemplificaLeandro Henrique Tersi, Assessor de Suporte de Softwares Técnicos com Visibilidade na Produção da Indústrias Romi.
 
A redução no consumo de ferro em duas toneladas para um tipo de máquina-ferramenta produzida é outro destaque, neste caso provocado pelo uso do CAE Simulation Professional, da SolidWorks. Graças a essa tecnologia de testes de produtos projetados pelo CAD 3D SolidWorks, foi possívelanalisar as melhores formas de produzir, reduzir peso e matérias-primas, melhorar a qualidade final do produto e, ainda, contribuir com menor impacto ambiental.
 
Desafio: mudança de cultura para utilização de um sistema tão robusto 
 
Após pesquisar todas as alternativas disponíveis no mercado na época, a Romi escolheu o software CAD 3D SolidWorks por sua robustez e capacidade de prototipagemvirtual, permitindo a visão do produto final através da tela do computador. Esta solução dispensa o desperdício de papel e propicia a visualização minuciosa de todos os campos de cada peça. De uma vez só, a Romi adquiriu 120 licenças do CAD 3D SolidWorks e os treinamentos, todos em português.
 
“Foi uma época de desafios porque envolveu uma mudança cultural em toda a engenharia. O CAD 3DSolidWorks era tão robusto que, de seus 5.000 comandos, usamos no início apenas 100, mas, imediatamente, iniciamos o processo de treinamento para atender as demandas de disciplina e padronização dos serviços por parte dos engenheiros”, explica Tersi.
 
Depois do treinamento que envolveu todos os projetistas e desenhistas da empresa, desde os iniciantes até os mais experientes e antigos da companhia,...
tracking img