Chesam

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 31 (7572 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Eduardo Ferreira-Santos | |Psicodrama e Psicoterapia Breve

Tendo como enfoque a teoria e a prática psicodramática, procurarei apresentar uma sistematização teórica das principais questões que surgem na prática de um processo de Psicoterapia Breve. É importante salientar o contexto em que venho realizando, há cerca de vinte anos, este trabalho de psicoterapia breve, que inclui a prática depsicoterapia em clinica particular e, principalmente, em âmbito assistencial, no Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Isto dá a dimensão da minha proposta e o eixo do meu objetivo de ação terapêutica que é, efetivamente, a resolução dos quadros apresentados pelos pacientes assistidos.
Esse trabalho, quefoi comparado à uma "campanha de guerrilha" por FONSECA F°, todos os recursos disponíveis são válidos, desde que se atinja o objetivo pretendido, ou seja o auxílio, a ajuda ao paciente em sofrimento.
O próprio FONSECA Fº , em seu "paper" apresentado no I Simpósio de Psiquiatria Psicodinâmica, realizado pelo Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, em São Paulo, em 1996,afirmou:
A psicoterapia, em seu sentido genérico, como prática que se propõe a ajudar pessoas com sofrimentos psicológicos, mesmo que com distúrbios orgânicos (psicoterapia de pacientes com câncer, de coronarianos, ou mesmo de doentes mentais de causa orgânica ou bioquímica) se adaptará às novas ordens científica, cultural e econômica. Entre elas existe a tendência de comprovação científica(matemática) de resultados, mesmo que para isto se empreguem somente os critérios das ciências físicas ou biológicas e não, também, os das ciências humanas, onde as psicoterapias estão igualmente inseridas. Esta é uma pressão que, apesar dos protestos em contrário, implantará na psicoterapia do século XXI um política de resultados. Outro fator de pressão para "resultados" situa-se na tendência do mundoocidental especialmente do primeiro mundo, de submeter o atendimento médico aos seguros-saúde. Desta forma, as psicoterapias ficarão atreladas às companhias de seguro, privadas ou públicas, que exigirão psicoterapias breves, resultados objetivos e pouco dispendiosas.
A. Conceitos teóricos
1. Tipos de psicoterapia breve
Assim, o primeiro ponto a ser determinado é o tipo de Psicoterapia Breve que setem em mente, que, a meu ver, pode ser classificada em três tipos básicos:
a. Psicoterapia breve mobilizadora
Trata-se de um processo que tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processes mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não se encontra apto (ou mobilizado) para se submeter a um processo psicoterápico.
b. Psicoterapia breve de apoioTrata-se, por sua vez, de um processo de ação terapêutica que tem como objetivo diminuir a ansiedade de um paciente que sofra de dificuldades emocionais, sejam elas de que origem for. Notadamente eficiente no acompanhamento de pacientes da área hospitalar cuja principal dificuldade está em lidar adequadamente com algum distúrbio somático que o levou ao hospital, seja clínico ou cirúrgico.
c.Psicoterapia breve resolutiva
Destina-se a procurar a origem intrapsíquica que originou a situação de crise vivida pelo paciente com o objetivo de efetivamente resolver o quadro apresentado, com a resolução do problema. É o tipo de Psicoterapia Breve que tem em sua determinação o principal objetivo de uma psicoterapia que é óbvio ao meu ver, ser terapêutico, isto é, efetivamente tratar.
Tendo entãodelimitado o campo em que se pretende trabalhar, isto é, o terapêutico, salientam-se algumas questões básicas como: as indicações dessa modalidade de tratamento, o problema da "focalização", a duração do processo, o prognóstico esperado e, destacadamente, a metodologia adequada a este tipo de processo.
2. Conceito de psicoterapia breve
A prática da psicoterapia psicodramática clínica...
tracking img