Conceito De Extensão Rural

Páginas: 3 (596 palabras) Publicado: 6 de enero de 2013
Trabalho: Conceito de extensão rural;
Disciplina: Tópicos de extensão rural;
Professor: Pedro Neumann;
Curso: Residência Agrária;
Instituição: UFSM.

Extensão Rural Agroecológica.

Oconceito foi obtido de Caporal, 1998, através do artigo: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável publicado por Caporal e Costabeber, na Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável,Porto Alegre, vol. 1 N. 1, jan-mar/2000. Segundo o autor, a Extensão Rural Agroecológica pode ser definida como o “processo de intervenção de caráter educativo e transformador, baseado em metodologias deinvestigação-ação participante que permitam o desenvolvimento de uma prática social mediante a qual os sujeitos do processo buscam a construção e sistematização de conhecimentos que os levem a incidirconscientemente sobre a realidade. Ela tem o objetivo de alcançar um modelo de desenvolvimento e seleção das soluções mais adequadas e compatíveis com as condições específicas de cada agroecossitemae do sistema cultural das pessoas envolvidas no seu manejo”.

Também na agenda da Emater/RS-Ascar de 2003, encontra-se uma orientação muito importante que busca estabelecer elementos paracomparação entre tipos de Extensão Rural, caracterizando através de indicadores as principais diferenças, ou concepções de fundo, entre o que chamam de extensão rural convencional e agroecológica:

IndicadoresExtensão Rural Convencional Extensão Rural Agroecológica
Bases teóricas e ideológicas Teoria da difusão de inovações. Conhecimento científico em primeiro lugar. Desenvolvimento local. Agricultor emprimeiro lugar. Resistência dos camponeses.
Principais objetivos Econômico. Incremento de renda e bem estar mediante transferência de tecnologias. Aumento de produção e produtividade. Ecosocial.Busca de estilos de desenvolvimento social e economicamente equilibrado e ambientalmente sustentável. Melhorar as condições de vida com proteção ao meio ambiente.
Compreensão sobre meio ambiente Base...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Projeto De Extensão Rural
  • Rural
  • Los Rurales
  • Ruralidad
  • Ruralidad
  • Ruralidad
  • rural
  • Rural

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS