Desenvolvimento Adulto Jovem

Páginas: 7 (1555 palabras) Publicado: 6 de octubre de 2011
MÉTODO

O presente artigo apresenta uma revisão livre, assistemática, realizado a partir de uma descrição dos estudos encontrados nos bancos de dados do Scielo,realizado em 29 de setembro.os estudos incluídos foram publicados em português: usou-se as seguintes palavras chaves: Adolescência; Tratamento; transtornos e Ansiedade.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICAAtualmente se fala muito em adolescência, em crise adolescente. As tentativas de lançar luz sobre o fenômeno trazem consigo uma infinidade de questões, atuais e complexas, que envolvem, sobretudo, os jovens de nossa sociedade. É comum relacionarmos adolescência com drogas, sexo, educação, problemas de imposição de limites, violência, delinqüência, etc. Mas afinal! O que significa adolescência? É possíveluma determinação consensual a respeito desse conceito? Podemos pensar a adolescência hoje como pensávamos tempos atrás?
Adolescência é uma fase de transição, durante a qual se perde a criança e se pode adquirir um adulto. É nesse período que a maturidade biológica e sexual é atingida, se define a identidade sexual e, pontecialmente, é onde se define o espaço social dehomem e mulher.
Atualmente se fala muito em adolescência, em crise adolescente. Existe, na literatura especializada, uma vasta bibliografia que busca definir o fenômeno da adolescência, contudo, nela encontramos inúmeras reflexões que apontam para controvérsias passíveis de debates e questões interessantes.
Muitas tentativas de resposta já foramproduzidas, porém, nenhuma delas conclusiva. Etimologicamente falando, adolescência provém do verbo “adolescerê”, que significa brotar, fazer-se grande. Em geral, acredita-se que o fenômeno da adolescência é um processo de mudança que marca a passagem da infância para a fase adulta, esse processo é sinal distintivo das sociedades consideradas menos evoluídas, pois, em inúmeras tribos, podemosidentificar ritos de passagem que denotam esta operação definitivamente.
Com efeito, mesmo em termos de idade, não existe um consenso determinando o período exato de duração da adolescência. Mesmo assim, vários autores preferem concordar com a idéia de que a fase adolescente inicia depois da infância, por volta dos 12 (dose) anos e termina por volta dos 18 (dezoito). Em termos delei, semelhante à posição anterior, levando em conta o estatuto da criança e do adolescente, adolescência seria o período de vida que dura entre – aproximadamente – 12 (dose) anos e os 18 (dezoito) anos de idade. Essa afirmação pode até ser interessante em termos de lei, porém, não é nada esclarecedora para os profissionais que lidam com adolescentes, exatamente pela complexidade e pelascontrovérsias importantes que são apresentadas pelo referido fenômeno.
O que se verifica é uma verdadeira indefinição sobre o conceito de adolescência. Encontramos posições que são diversas das primeiras, são posições de autores que não privilegiam a idade como um critério exato e rígido que determinaria o referido período, para eles, a adolescência não é uma fase natural do crescimentohumano, ela diz respeito a um processo cultural, assim referida, pode ser considerada como um fenômeno moderno que, aliás, surgiu e se desenvolveu nos E.U.A a partir do início do século XX. Essa posição, que também pode questionada, propõe uma compreensão da adolescência como uma invenção da modernidade. Atualmente verifica-se uma tendência em concordar com essa idéia, outros autores, todavia,preferem concordar apenas em parte.
O psicanalista Francisco Settineri (1999, p.169), tratando da “adolescência como posição subjetiva”, é um dos que fazem parte desta última categoria. Em seu texto, apresenta um dado esclarecedor sobre o que estamos tratando, sobretudo, quando identifica, outrora, preocupações dos pais em relação aos jovens. O fato é que a preocupação com os...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Adulto jovem
  • Desenvolvimento
  • Jovem Werther
  • Perspectiva Desenvolvimentista
  • Psicologia Do Desenvolvimento I
  • Adulto
  • Adultos
  • Adulto

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS