Direito

Páginas: 19 (4633 palabras) Publicado: 23 de noviembre de 2012
6 - A Lei dos Rendimentos Decrescentes é uma teoria que expressa a relação económica da utilização de unidades adicionais de trabalho, e foi proposta pelo economista inglês David Ricardo. Também conhecida por lei das proporções variáveis ou lei da produtividade marginal decrescente, a teoria recebeu contribuições de Johann Heinrich von Thünen, Anne Robert Jacques Turgot e principalmente ThomasMalthus. Essa lei tornou-se central na teoria da produção, umas das principais divisões da teoría microeconômica neoclásica.
Segundo a lei, Ceteris paribus, o produto marginal de um fator de produção reduzirar-se-á conforme o aumento da quantidade utilizada desse factor. Isso equivale a dizer que quando se utilizam unidades adicionais de trabalho a produção total aumenta, mas a partir de um certoponto a produção marginal tende a decrescer devido a utilização de factores menos produtivos (eficientes) para atender uma procura crescente. Pelo conceito de fertilidade marginal da terra (grau de produtividade da terra utilizada na produção), Ricardo tentou explicar a origem e a taxa da renda dos proprietários da terra.
Dito de outra forma, a lei afirma que o produto marginal de um insumo deprodução diminui à medida que a utilização do insumo aumenta, quando a quantidade de todos os demais fatores de produção (insumos) se mantêm constantes.
A economia é, portanto, a ciência da escassez. A solução do problema econômico confronta aadministração de recursos escassos, limitados, com a satisfação de necessidades ilimitadas, cada vezmaiores conforme o progresso da ciência e da tecnologia.3 – OBJETO DA ECONOMIA
O objeto de estudo da economia diferiu-se com a própria evolução do pensamento econômico.Nesse sentido, tendo como ponto de referência o período no qual a economia entraria na sua fasecientífica, ou seja, a partir do século XVIII, têm-se os seguintes objetos de estudo:a) de 1776 até 1936, o objeto da economia foi o estudo da formação e repartição da riqueza;b) em 1936, como fim da Grande Depressão Econômica,
John Maynard Keynes
, mostrou que oobjeto de estudo da economia deveria centralizar-se na pesquisa dos fatores determinantes dasflutuações da renda nacional e do volume de emprego, ou seja, flutuações da atividadeeconômica;c) após o término da 2ª Guerra Mundial, o objeto de estudo da economia centrou-se no análisedas flutuações da atividade econômica; nascondições necessárias à promoção dodesenvolvimento econômico; e nas investigações sobre a repartição da riqueza; ed) a posição mais recente refere-se à formação da riqueza, desenvolvimento, e principalmente,quanto às questões ligadas à repartição da riqueza. Desenvolvimento refere-se aoaproveitamento ótimo dos escassos recursos disponíveis; enquanto, a repartição está ligada aoatendimento dasnecessidades ilimitadas da sociedade.
4 – TEORIA ECONÔMICA
A teoria econômica divide-se em dois grandes ramos: a análise microeconômica e a análisemacroeconômica.
4.1 – Análise Microeconômica
É o ramo da teoria econômica que trata individualmente do comportamento dos consumidores eprodutores com o objetivo de compreender o funcionamento geral do sistema econômico. Dentre osassuntos tratados pelamicroeconomia, têm-se: (i) a teoria do consumidor; (ii) teoria da firma; (iii) teoriada produção; (iv) teoria dos custos; e (v) teoria da repartição.
Análise Macroeconômica
É o ramo da teoria econômica que trata do estudo agregativo da atividade econômica, ocupando-sede magnitudes globais, com o objetivo de determinar as condições necessárias do crescimento e equilíbriodo sistema econômico. Amacroeconomia estuda: (i) teoria geral do equilíbrio e do crescimentoeconômico; (ii) teoria da moeda; (iii) teoria das finanças públicas; (iv) teoria das relações internacionais;(v) teoria do desenvolvimento. É importante ressaltar que, a macroeconomia trata da formulação depolíticas econômicas.
5– COMPARTIMENTOS DA ECONOMIA
De acordo com a maioria dos autores contemporâneos, a Ciência Econômica...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito comercial
  • Direito E Revolução
  • Direito Constitucional
  • Direito Primitivo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS