Educação Histórica Como Meta-Hermenêutica

Páginas: 23 (5735 palabras) Publicado: 4 de agosto de 2011
Educação Histórica como Meta-Hermenêutica
Dr. Rafael Saddi,
Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás

Resumo:

Os estudos sobre Educação História apresentam diferentes inovações no processo de reflexão sobre o ensino de História. Uma de suas contribuições principais está na tarefa de compreender as idéias históricas tácitas dos alunos. Este artigo pretende contribuir para afundamentação do método da Educação Histórica. Sua pergunta principal é: o que estamos fazendo quando nos colocamos na tarefa de compreender as idéias históricas dos alunos? Em um sentido mais restrito, o que estamos fazendo quando realizamos um esforço de compreensão da compreensão histórica dos alunos? Nossa hipótese aqui é que, ao buscarmos compreender as idéias históricas dos alunos, estamosrealizando um esforço hermenêutico. Mais, ainda, ao buscar compreender o modo como os alunos compreendem a História, estamos realizando uma interpretação da interpretação, ou seja, uma Meta-Hermenêutica. Neste sentido, diferentes autores que se debruçaram sobre a operação hermenêutica, podem contribuir de forma profunda para a fundamentação da metodologia da Educação Histórica. Esta comunicação visaidentificar as contribuições que os estudos hermenêuticos de Schleiermacher, Dilthey, Heidegger, Gadamer e Rüsen podem fornecer para a reflexão meta-hermenêutica da Educação Histórica.

Os estudos sobre Educação História apresentam diferentes inovações no processo de reflexão sobre o ensino de História. Uma de suas contribuições principais está na tarefa de compreender as idéias históricas tácitasdos alunos. Isto é, se queremos desenvolver a cognição histórica, alcançar um progresso no modo como os alunos pensam historicamente, devemos, primeiramente, compreender como os alunos pensam historicamente. Como afirma Barca (2001, p. 13), as investigações sobre Cognição Histórica,

(...) como pressuposto teórico, partem da natureza do conhecimento histórico e, comopressuposto metodológico, empreendem a análise que os sujeitos manifestam em e acerca da História, através de tarefas concretas.

Tais estudos se iniciaram na década de 70, na Inglaterra, no Canadá e nos EUA; e ganharam força, nos últimos anos, em países como Portugal e Espanha. (BARCA, 2001). Na última década, a Educação Histórica tem ganhado força nas pesquisas sobre Ensino de História no Brasil.Diferentes teses, dissertações, monografias, artigos, têm apresentado como central a necessidade de compreender as idéias históricas tácitas dos alunos e professores, visando o desenvolvimento da cognição histórica[1].
Este artigo pretende contribuir para a fundamentação do método da Educação Histórica. Sua pergunta principal é: o que estamos fazendo quando nos colocamos na tarefa de compreender asidéias históricas dos alunos? Em um sentido mais restrito, o que estamos fazendo quando realizamos um esforço de compreensão da compreensão histórica dos alunos?
Nossa hipótese aqui é que, ao buscarmos compreender as idéias históricas dos alunos, estamos realizando um esforço hermenêutico. Mais, ainda, ao buscar compreender o modo como os alunos compreendem a História, estamos realizando umainterpretação da interpretação, ou seja, uma Meta-Hermenêutica.
Para desenvolver esta hipótese, trataremos primeiro, das diferenças entre o Método Histórico e o Método da Educação Histórica, mostrando que estas duas áreas da Ciência Histórica atingem resultados distintos e trabalham com fontes empíricas distintas.
Apesar desta diferença, observamos que tanto o método da Educação Histórica quanto ométodo histórico tem como uma de suas operações substanciais a operação hermenêutica. Neste sentido, trataremos das contribuições que Scheleiermacher (1999), Dilthey (1984), Heidegger (1997) e Gadamer (1997) forneceram para pensarmos a hermenêutica e de que modo elas também podem servir para os procedimentos da Educação Histórica.
Por último, analisaremos os limites da operação Hermenêutica e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Histórico Hermenéutica
  • Paradigma histórico- hermeneutico
  • Investigación historico hermeneutica
  • Enfoques Del Paradigma Historico Hermeneutico
  • La Hermeneutica Como Metodo De Investigacion
  • Ejemplo de como establecer metas
  • La Felicidad Como Meta Ultima
  • Como Ponerse Metas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS