Edvard munch, o grito, 1895.

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (526 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 19 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
[pic]

Edvard Munch, O grito, 1895.

“O quadro pretende expressar como uma súbita excitação transforma todas as nossas impressões sensoriais. Todas as linhas parecem conduzir a um outro foco dagravura - a cabeça que grita. É como se todo o cenário participasse da angustia e excitação desse grito. Alguma coisa muito terrível deve ter acontecido, e a gravura é tanto mais inquietante porquenunca saberemos o que significou esse grito.”(A historia da arte- E. H. GOMBRICH, 16ª edição)

O quadro dá a impressão de desespero. A forma simples de pintar, chama toda a atenção para a pessoa queestá gritando. Tem-se a impressão que o autor quis criticar a sociedade, de forma que uma pessoa expressou um descontentamento com a mesma. Parece que a pessoa está fugindo da cidade e das pessoas.[pic]

Salvador Dali, Aparição de rosto e fruteira numa praia, 1938.

“Ao olhar com atenção para a figura, descobrimos que a paisagem onírica no canto superior direito – a baía com suas ondas, amontanha com seu túnel – representa ao mesmo tempo a cabeça de um cão cuja coleira é também um viaduto ferroviário sobre o mar. O cão paira em pleno ar - a parte media do seu corpo é uma fruteira comperas, a qual por sua vez, se converte no rosto de uma mulher cujos olhos são formados por estranhas conchas marinhas, numa praia repleta de intrigantes aparições. Como num sonho, algumas coisas – porexemplo, a corda e o pano – destacam-se com inesperada clareza, enquanto outras formas permanecem vagas e evanescentes.”(A historia da arte – E.H. GOMBRICH, 16ª edição)

O artista usa cores fortes,a maneira com que ele pinta passa a sensação de euforia, pois em uma só figura encontram-se varias outras figuras subentendidas, depende do ângulo e da profundidade da analise que a pessoa faz noquadro.

[pic]

Edvard Munch, A dança da vida, 1899-1900.

“Ao longo de toda série corre a linha ondulante da orla. Para além dessa linha está o mar em pleno movimento, enquanto abaixo das árvores...
tracking img