Entre textos e intertextos: diálogos entre literatura negra brasileira e literatura canônica brasileira

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 13 (3054 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 5 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
ENTRE TEXTOS E INTERTEXTOS: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA NEGRA DO BRASIL E LITERATURA CANÕNICA BRASILEIRA.[1]




O presente artigo é um recorte de minha dissertação de mestrado intitulada Textos e Metatextos: escritos de Oswaldo de Camargo, Luiz Silva – Cuti e Márcio Barbosa, construída sob orientação da professora Florentina da Silva Souza que por sua vez, coordena o projetointitulado Escritores/as e Intelectuais negros/as no Brasil. No decorrer da pesquisa, pude contar com o auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
O objetivo central do trabalho consistiu em uma análise do conceito de literatura negra ou afrobrasileira, a partir de textos teórico-críticos e literários metalinguísticos dos autores em estudo –os quais denomino respectivamente de “Textos” e “Metatextos”.
Para tanto, empreguei como principais instrumentos teóricos conceitos de metalinguagem, intertextualidade, dialogismo, literatura, cultura, nação, nacionalismo, identidade e etnia.
A justificativa para este trabalho deve-se à ausência ou depreciação de afrobrasileiros/as em imagens circulantes nos textos literários datradição brasileira. Ao mesmo tempo, frente a um movimento de negação da existência de uma Literatura Negra, o debate sobre a produção literária de escritores(as) afrobrasileiros(as) constitui-se numa significativa estratégia contrária à invisibilização dos afrodescendentes e de suas culturas. Torna-se relevante trazer à baila as definições dos próprios autores sobre a arte que produzem.Oswaldo de Camargo nasceu em 24 de Outubro de 1936, na cidade de Bragança Paulista. Filho de apanhadores de café, ficou órfão aos 7 anos de idade. Recebeu educação de instituições católicas no estado de São Paulo.
Das suas publicações posso citar: Um homem tenta ser anjo (1959), 15 poemas negros (1961), A descoberta do frio (1971), O carro do êxito (1972), O estranho (1983) e Arazão da chama (1986). O seu título O negro escrito: apontamentos sobre a presença do negro na Literatura Brasileira (1987) é referência teórica para a literatura afrobrasileira.
Luiz Silva – Cuti por sua vez, é nascido em 31/10/1951. Proveniente da cidade de Ourinhos possui mestrado em Letras pela Unicamp e Doutorado pela mesma instituição. Publica em 1978 Poemas da Carapinha, emseguida Batuque de Tocaia (1982), Suspensão(1983), Flash crioulo sobre o sangue e o sonho (1987), Quizila( 1987), A pelada peluda no largo da bola (1988), Dois nós na noite e outras peças de teatro negro-brasileiro(1993), Negros em contos (1996), Poemaryprosa (2009), dentre outros títulos. Participa de antologias circulantes no Brasil e em outros países. Também criou em 2008 o Quilomboletras – ClubeNegro de leitor@s com o objetivo de discutir literatura.
Finalmente, Márcio José Barbosa é o mais jovem dos três escritores em estudo. Ele é oriundo da cidade de São Paulo e nasceu em 14 de Dezembro de 1959. Pesquisador, desenhista e escritor afrobrasileiro. Participou de grupos de música Soul, do Movimento Negro Unificado e teve acesso ao Quilombhoje em 1980. Desde 1995,coordena esse grupo junto com a sua mulher Esmeralda Ribeiro que é expressiva incentivadora da escrita negra feminina.
Publica na série Cadernos Negros a partir da edição de número 05 e de sua obra destaco o romance intitulado Paixões Crioulas (1987) e Gostando mais de nós mesmos (1996). O texto de sua autoria intitulado “Viver outra vez” foi publicado na antologia Os cem melhores contosbrasileiros do século XXI (2000) organizada por Italo Moriconi.
A metodologia consistiu de: leitura e análise dos textos teóricos e literários de autoria de Oswaldo de Camargo, Luiz Silva – Cuti e Márcio José Barbosa que discutem sobre a literatura negra; análise comparativa das concepções dos autores afrobrasileiros sobre literatura negra e cotejo entre os conceitos de literatura...
tracking img