Gemas en portugal

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 29 (7143 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 17 de diciembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
PORTUGALGEMAS
M A G A Z I N E D I G I T A L D E G E M A S E J O A L H A R I A

Outubro 2009

número 8

Topázio Imperial
Rui Galopim de Carvalho

o antigo rubi brasileiro
Descoberto no séc. XVIII, na região de Ouro Preto, o topázio imperial foi outrora muito popular em Portugal, mas pouco utilizada nos dias de hoje.

Normalmente quando se fala em topázio é na cor amarela ou laranjaque se pensa. Inclusivamente, a designação “topázio” é erroneamente utilizada para o citrino e também para o quartzo fumado. De facto, foram estas cores que tornaram o topázio numa gema de grande procura no passado. Hoje em dia, porém, é a cor azul que lhe confere popularidade à escala planetária, sendo esta cor, como se sabe, em regra artificial e, na sua maioria, obtida por irradiação de topáziosincolores. Há mais de dois séculos, estes topázios incolores eram usados em joalharia de prata, tendo estado, aliás, nas origens da expressão comercial “minas novas” que, actualmente, se encontra desprovida de significado gemológico.
Foram, portanto, os topázios amarelos mas, muito especialmente, os laranjas a quase vermelhos, que trouxeram este mineral para a ribalta das pedras preciosas.Estava-se no segundo quartel do séc. XVIII e, nos solos de Minas Gerais, no Brasil, procuravam-se ouro e diamantes. É, então, na região de Ouro Preto, assim designada por lá se encontraram pepitas de ouro com uma patina negra, que são descobertos os primeiros topázios quase vermelhos. Chegaram a Portugal com grande pompa, tendo os exemplares mais carregados na cor sido apelidados de “rubisbrasileiros”.
Estas gemas foram desde logo integradas na joalharia portuguesa de então, como o provam as peças ainda em existência, tais como obras de grande aparato, como a Custódia da Patriarcal da Sé de Lisboa e o

Notícias Inclusões em Gemas Quilates Museus da Madeira Gemologia no Ar.Co Retailers’ Reference Guide Livros Internet Exposições & Eventos Agenda

número 8 Outubro 2009

Topázio de OuroPreto em talhe coxim com 53,80 ct. Mia Dixon © Palagems.com

1

PORTUGALGEMAS GEMOLOGIA
sendo raros os exemplares de cor laranja com mais de 20 quilates e ainda mais escassos os de cor avermelhada intensa com mais de 5 quilates. No amarelo são mais comuns pedras de maiores dimensões. Em geral, estas são pedras limpas, sendo desejável que não se observem inclusões internas à vista desarmada.Apenas nos exemplares de cor mais carregada se regista alguma tolerância na pureza das pedras, tal é a sua raridade. Tendo clivagem perfeita, é recomendável o cuidado na sua cravação e também na sua limpeza e uso quotidiano.
A cor dos topázios imperiais é em regra natural, salvaguardando-se alguns exemplares rosa que devem a sua cor a tratamento térmico. Mais recentemente, surgiram no mercadotopázios incolores revestidos com películas metálicas, conferindo-lhes, por exemplo, cores amarelas a vermelhas, sendo a sua detecção complexa para os menos cautelosos. Não se conhecem topázios imperiais sintéticos, todavia existem pedras de aparência semelhante, algumas delas designadas de “topázio” nos mercados, como os referidos casos do citrino e quartzo fumado. O mesmo sucede, por vezes, com assafiras sintéticas amarelas e laranjas que se encontram, por exemplo, em anéis de curso.
No mercado actual em Portugal, os topázios imperiais e amarelos, praticamente desapareceram das montras das joalharias, surgindo de quando em vez nas vitrinas dos antiquários ou leiloeiras, engastados nas jóias antigas do séc. XVIII e XIX. A popularidade do topázio na joalharia portuguesa deste períodopoderia ser um elemento motivador para encontrar oportunidades de mercado, mas tal não se tem verificado. Pode ser que os novos criativos se inspirem nesta herança histórico-artística para dar novos rumos a uma das mais interessantes gemas do Brasil.

Amostra representativa das cores comerciais mais procuradas no topázio. A primeira pedra da fila de cima em talhe coxim tem a cor geralmente...
tracking img