História oral - emília azevedo alves de freitas

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 11 (2526 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 20 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
História oral - Emília Azevedo Alves de Freitas

Gleidson Lins do Nascimento
Isabel Cristina Martins Guillen

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado da entrevista oral realizada com a Sra. Emília Azevedo Alves de Freitas. O objetivo deste trabalho é mostrar as memórias da entrevistada no contexto histórico na qual esteve inserida durante a sua vida, destinando-se à análise dos eventosocorridos na vida de uma pessoa nos últimos sessenta anos. Empregou-se como metodologia uma entrevista oral gravada, onde foram abordados diversos acontecimentos da vida da entrevistada. O resultado descreve os comportamentos familiares e sociais das últimas seis décadas do ponto de vista da entrevistada.

Palavras chave: História oral. Ditadura militar. Redemocratização.

Abstract

Thispaper presents the results of oral interviews conducted with Ms. Emília Azevedo Alves de Freitas. The objective is to show the memories of the interviewee in the historical context in which it was inserted in his lifetime and is designed for the analysis of events in a person's life over the past sixty years. Methodology was employed as a taped oral interview, which covered a range of events in thelife of the interviewee. The result describes the family and social behaviors of the past six decades from the viewpoint of the interviewee.

Keywords: Oral History. Military dictatorship. Redemocratization.

Introdução

O objetivo deste documento é mostrar eventos ocorridos no decorrer da vida de uma pessoa atualmente com mais de sessenta nos de idade e como esses eventos influenciaram suaforma de enxergar o mundo atualmente. A nossa sociedade atual é formada pelos filhos daqueles que hoje passam dos sessenta nos de idade e a forma como estes visualizam o mundo tem uma grande importância na compreensão da vida atual.

Durante as últimas seis décadas houve uma modificação no comportamento das famílias, influenciada pelas mudanças que foram se sucedendo, ora aceleradas ora sutis,que culminaram no comportamento e entendimento familiar atual. De famílias numerosas, excessivamente patriarcais, das décadas de 50 e 60 do século XX, chegamos às famílias mínimas dos dias atuais, que não mais são dependentes e obedientes à figura masculina do pai ou marido.

A história de vida da Sra. Emília, desenvolvida a partir da entrevista oral por ela concedida, mostra aspectos docotidiano de uma pessoa da população comum e como ela interagiu com a sociedade nos diversos momentos de sua vida. Trata-se apenas do acompanhamento da linha de eventos de uma pessoa, que pode mostrar trechos muito similares ao que deva ter ocorrido com outras pessoas dos diversos grupos sociais nos quais ela esteve inserida no decorrer de sua vida. No entanto, não se pode de nenhuma maneira generalizaras informações fornecidas por ela, assim como os impactos dos eventos na sua vida. Os contextos de cada pessoa são distintos, podendo levar a resultados interpretativos também distintos.

A história de vida

A Sra. Emília nasceu em 2 de novembro de 1946 em uma família cujo formato era comum na primeira metade do século XX. O pai era funcionário público, trabalhando na Secretaria de Saúde doEstado de Pernambuco, sendo vacinador. Como a renda era pouca, ele a complementava sendo mascate nas horas vagas, vendendo linhas, agulhas e tecidos de porta em porta. A mãe exclusivamente cuidava dos filhos que, junto com a Sra. Emília, somavam dez crianças. Não havia lazer nem luxo para ela. Apenas a obrigação de cuidar dos filhos.

Ela, seus irmãos e colegas se divertiam com brincadeiras degrupo, como “pega-pega”, “esconde-esconde”, etc. Ela relata que pregava sustos à noite nas pessoas amarrando uma linha em uma esponja de aço, que puxava quando elas se aproximavam, assustando-as por pensarem se tratar de um rato.

Estudar era difícil, não pelo fato em si, mas porque a escola mais próxima ficava a cerca de 5 km. Ela morava no bairro do Engenho do Meio e estudava no bairro da...
tracking img