História e memória: o uso de adornos arquitetônicos como elementos produtores de memória

Páginas: 6 (1427 palabras) Publicado: 27 de marzo de 2011
HISTÓRIA E MEMÓRIA: O USO DE ADORNOS ARQUITETÔNICOS COMO ELEMENTOS PRODUTORES DE MEMÓRIA

Milena Pereira Silva
Marcello Moreira

RESUMO: O objetivo deste trabalho é investigar de que forma se estabelece o vínculo entre a ars aedificatoria e a memória através do uso de estruturas arquitetônicas específicas e adornos que remetem a determinados eventos históricos. Para tanto, toma-se comoexemplo o uso das Cariátides e de estátuas persas na arquitetura clássica, assim como foi determinado por Vitrúvio em seu tratado De Architectura. Procura-se analisar de que maneira Vitrúvio discute o uso de tais estátuas para substituir as colunas usuais e como as mesmas servem de testemunho histórico, pois funcionam como exemplum, através de um procedimento de construção imagética que se aproximadaquele desenvolvido nos discursos retóricos.
PALAVRAS-CHAVE: ars aedificatoria; monumentum; memória; exemplum; retórica;
TITLE: HISTORY AND MEMORY: THE USE OF ARCHITECTURAL ADORNMENTS AS MEMORY INSTITUTIVE ELEMENTS
ABSTRACT: The aim of this work is to investigate how the practitioners of ars aedificatoria are able to vinculate the products of their art to memory by the use of specificarchitectonic structures and adornments which refer to specific historical events. In order to carry out our proposal, we take as example for actual treatment the use of Caryatides and Persian slaves statues in the classical architecture, whose uses and values were prescribed by Vitruvius in his treaty De Architectura. We analyze how Vitruvius deals with the use of these statues to substitute the usualcolumns and how they serve as historical testimony of betray and cowardice, being exempla in the rhetorical sense through the procedure of creating images that are metaphors identical to those in speech and epideictic discourses.
KEY WORDS: ars aedificatoria, monumentum, exemplum, memória, rhetoric
INTRODUÇÃO: Na Antigüidade a formação humanística de um artifex compreendia muito mais do que apenaso conhecimento estanque da arte pela qual o artista era reconhecido como uma auctoritas. Dentre os muitos temas abordados por Vitrúvio em seu tratado De Architectura, os saberes necessários a um arquiteto têm destaque já no capítulo primeiro da obra. Segundo o autor, é conveniente que o arquiteto seja versado em diversas artes. Todavia, a importância dada pelo autor ao conhecimento dos fatoshistóricos nos chama a atenção. Vitrúvio justifica a razão desse saber histórico pela necessidade de explicar o uso civil dos ornamentos adotados nas construções, cujas funções primeiras são o docere e o delectare. O autor utiliza o exemplo das Cariátides e das estátuas de escravos persas, falando da origem deste tipo de ornamento. Vitrúvio discorre sobre os temas do monumentum e da memória, e, segundoele, tais estátuas foram utilizadas pelos gregos para assinalar a humilhação daqueles que se aliaram aos persas durante a invasão do Peloponeso, o que serviria, por meio da instituição da lembrança da traição em pedra, de advertência para as gerações futuras sobre a necessidade de manutenção da coesão e lealdade política.
MATERIAL E MÉTODOS: Leu-se o tratado Vitruviano, bem como os textoscríticos que fornecessem instrumentos de análise sobre as relações entre monumento arquitetônico, memória e usos históricos de estruturas ornamentais, como o são, por exemplo, as cariátides e os escravos persas. O cotejamento do tratado com as retóricas clássicas também foi de grande valia para a pesquisa, uma vez que o uso do exemplum retórico se aproxima do uso das estátuas como adorno arquitetônico ecomo saber histórico, o que permite estabelecer o estudo comparativo dos procedimentos retóricos de constituição de discursos e dos procedimentos de remissão à memória através da instituição de monumentos que carregam significados subjacentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos revelam que embora haja controvérsias nas narrativas históricas de Vitrúvio acerca da origem do costume...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Elementos de memoria
  • Elementos De Memoria
  • “La vida como historia, la fe como memoria”
  • LA MEMORIA Y LA HISTORIA
  • Historia de la memoria
  • Historia Y Memoria
  • Historia "Memoria"
  • Memoria historia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS