Investigação da influência de exposições ambientais como fatores prognósticos para pacientes hospitalizados por leptospirose em salvador-ba

Páginas: 7 (1537 palabras) Publicado: 13 de septiembre de 2010
,

,

Investigação da influência de exposições ambientais como fatores prognósticos para pacientes hospitalizados por leptospirose em Salvador-Ba

Aluna: Marina Santana
,

Salvador
Setembro de 2010

I. IDENTIFICAÇÃO

Título: Investigação da influência de exposições ambientias como fatores prognósticos para pacientes hospitalizados por leptospirose em Salvador-Ba

Aluna: MarinaSantana

Curso de Graduação
Faculdade de Medicina – Universidade Federal da Bahia

Áreas de Conhecimento
4.01.01.09-6 - Doenças Infecciosas e Parasitárias

Programa de Iniciação Científica

Data de Início do Programa
Agosto de 2010 a julho de 2011

Palavras Chaves
Leptospirose, fatores de risco, leptospirose grave, síndrome de weil.

II. INTRODUÇÃO

A leptospirose é umazoonose que afeta uma ampla variedade de animais domésticos e silvestres incluindo o homem. Alguns destes animais atuam como reservatórios crônicos do agente etiológico Leptospira interrogans. Uma vez infectados, as espécies de reservatórios apresentam colonização persistente dos túbulos proximais renais e disseminam de forma assintomática o organismo para o ambiente através da urina6. A infecçãodos humanos ocorre de forma acidental por contato direto ou indireto da pele não íntegra ou de superfícies mucosas com a urina de um animal infectado 9.
O espectro clínico da leptospirose é amplo. A maioria dos casos representa infecções assintomáticas, enquanto cerca de 5 a 15% dos pacientes desenvolvem as formas graves: síndrome de Weil (icterícia, insuficiência renal e diáteseshemorrágicas) e síndrome de hemorragia pulmonar grave, cujas taxas de letalidade atingem mais de 10% e mais de 70% dos casos, respectivamente 1,2,3,4.
O grande impacto em saúde pública que a leptospirose representa justifica a busca de medidas para a redução da morbimortalidade desta doença. Estudos prévios já identificaram fatores associados ao óbito em leptospirose para diferentes populações deacordo com as características clínicas apresentadas pelo paciente durante o internamento. Porém, poucos estudos correlacionaram a exposição ambiental apresentada pelo paciente ao grau de morbidade e letalidade.
Este presente estudo tem como o objetivo identificar fatores de risco ambientais e demográficos que possam contribuir para formas graves da doença. Correlacionando característicasepidemiológicas ao desfecho clínico apresentado pelos pacientes admitidos, através de vigilância ativa no Hospital Couto Maia (Salvador-BA), referência estadual para doenças infecto-contagiosas.

IV. OBJETIVOS

Gerais:
1) Determinar o perfil epidemiológico da leptospirose em Salvador-Ba e os seus fatores prognósticos.

Específicos:
1) Identificar pacientes com leptospirose graveatravés da vigilância ativa no Hospital Couto Maia (HCM), em Salvador-Ba.
2) Identificar fatores de risco para óbito a partir do perfil epidemiológico apresentado pelo paciente.
3) Identificar fatores de risco para formas graves da doença a partir do perfil epidemiológico apresentado pelo paciente.

V. METODOLOGIA

A vigilância hospitalar ativa para leptospirose na região metropolitanade Salvador é realizada no Hospital Couto Maia (HCM), centro estadual de referência em doenças infecto-contagiosas, para onde são referidos os casos suspeitos da doença.
Os pacientes são identificados no pronto-atendimento hospitalar de acordo com uma definição de caso baseada na história epidemiológica e achados do exame físico (síndrome febril aguda associada a cefaléia e mialgia3) oucaracterísticas de leptospirose tardia (sufusão conjuntival, icterícia, oligúria, sangramentos, aminotransferases séricas menor que 20 vezes o limite normal superior e níveis aumentados de creatinina ou uréia séricas).
A coleta de dados demográficos e informações clínicas são realizadas através de entrevista com os pacientes, visitas domiciliares e da revisão de prontuários. Foram elaborados...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Paciente hospitalizado
  • Ba O Del Paciente
  • Diagnóstico Como Subsídio Para A Agenda 21 Em Um Trecho Da Rodovia Br-316
  • Necesidades De Higiene Del Paciente Hospitalizado
  • Aseo bucal en pacientes hospitalizados
  • Derechos humanos del paciente hospitalizado
  • Paciente Pediatrico Hospitalizado
  • Consejos Paciente Geriatrico Hospitalizado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS