Marketing

Páginas: 8 (1841 palabras) Publicado: 27 de marzo de 2012
A REALAÇÃO DA MODA MÍDIA E CULTURA

A idéia deste trabalho, foi traçar uma relação da moda, mídia e cultura do ser humano, fazendo um breve apanhado dos textos lidos em aula, na cadeira de jornalismo de moda.
Sabemos que homem se veste e enquanto tal exerce sua atividade significante; portar uma vestimenta é fundamentalmente um ato de significação, para além dos motivos de pudor,proteção e adorno. "Se vestir é um ato de significação e, portanto, um ato profundamente social instalado no coração mesmo da dialética das sociedades", defende Barthes. De fato, talvez o pesquisador, sobretudo o sociólogo e o historiador, deva estar atento, acima de tudo, para o fato de que toda cobertura corporal tem a possibilidade em si mesma de vir a se constituir em um sistema, consagrado por umadeterminada sociedade. Pensar, sobretudo, como a vestimenta pode tornar-se costume, elemento de comunhão, de socialização, em última instância.
A moda é sempre um fato de costume; mas sua origem pode representar um ou outro movimento. Tanto a moda é um fato de costume elaborado artificialmente por especialistas (por exemplo, a Alta Costura), tanto ela é constituída pela propagação de umsimples fato de vestimenta, reproduzido numa escala coletiva por razões diversas. Parece que na época atual (1957), o primeiro procedimento (dispersão de um fato de costume em fato de vestimenta) seja sobretudo freqüente na moda feminina, enquanto que o segundo (extensão de um fato de vestimenta em fato de costume), se damos mais atenção aos detalhes da vestimenta, encontre-se principalmente na modamasculina.
Em um de seus pequenos, mas astutos artigos dedicados ao tema da vestimenta, Pode-se claramente identificar como um fenômeno concernente a todo ser humano, na medida em que diz respeito a todo corpo humano, a todas as relações do homem com seu corpo e também deste corpo com a sociedade.A relação entre o indivíduo vestido e a sociedade que propõe o código do vestir pode se mediratravés das grandes mutações que modificam o sistema vestimentar em comparação às possibilidades de difusão e de acolhimento. O estudo da moda no século XIX mostra bem a inter-relação entre estes dois pólos, uma vez que retrata o funcionamento do sistema vestimentar num momento em que a promoção do anonimato e do indivíduo, implicando numa busca de distinção através da aparência e o conflito com todo oideal de uniformidade e conformismo.
Em um tempo em que o costume impõe a cada localidade alimentos, vestimentas, móveis, etc. que restam fixos por muitas gerações, é claro que a produção em grande escala não será significativa. Enquanto que em épocas em que reina a moda uniforme de um país ao outro, mas modificável anualmente, a indústria visará a quantidade e não a solidificação dos produtos.É sabido que nos utilizamos da moda,tanto para inserção social,estar inserido neste meio, fazer parte do mesmo contexto, ou seja ser aceito pela sociedade. Como também para a diferenciação social, nos distinguir dos outros, fazer a distinção de classes socias. Também Simmel recorre ao elemento da imitação, mas o trabalha sempre de modo binário: imitação/distinção, ressaltando o processodialético entre a necessidade de imitar e a vontade de se diferenciar do ser humano, dinâmica que se encontra completamente incorporada ao modo de funcionamento do fenômeno da moda de uma maneira geral e também no campo do vestuário, de uma forma específica. Mas é justamente no setor da vestimenta, em especial, que o autor concentra seus argumentos em defesa de que é o capricho de distinção das classesditas superiores que engendra a novidade, que é, por sua vez, imitada pelas classes inferiores, o que induz, mais uma vez, as classes superiores a investirem em uma outra novidade e assim por diante, num ciclo contínuo. Esse ciclo explicaria o porque do fenômeno moda, segundo o autor.

A moda é, portanto, (...)um produto da divisão em classes, e ela se comporta da mesma maneira que outras...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • Marketing

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS