Mi Informe

Páginas: 58 (14251 palabras) Publicado: 26 de abril de 2012
Kahlil Gibran

As cartas de amor do Profeta
Correspondência (1908-1924) entre Kahlil Gibran e Mary Haskell, traduzidas e adaptadas livremente por Paulo Coelho

Edição especial da página www.paulocoelho.com.br , venda proibida

PREFACIO DE PAULO COELHO A primeira vez que li “O Profeta” foi durante os anos sessenta; usei um trecho do livro - que fala dos filhos - para tentar explicar aosmeus pais quem eu era. Nesta época pensava: “Gibran é um revolucionário”. A segunda vez que li “O Profeta” foi durante os anos oitenta; queria relembrar a simplicidade e o vigor com que o livro fora escrito. Nesta época pensava: “Gibran é um sábio”. A terceira vez que li “O Profeta” foi durante os anos noventa. Agora eu já tinha alguns livros publicados, e entendia que nem sempre o espíritorevolucionário e as palavras sábias revelam o complexo mundo da alma de um escritor. Então pensava: “quem é Gibran?” A simples leitura de “O Profeta” não bastou, mas eu estava decidido a responder esta pergunta.. Reli algumas de suas obras, li duas biografias, até que uma amiga libanesa, Soula Saad, me fez descobrir suas cartas - hoje editadas em vários livros, sob diversos formatos. Um homem revela suaalma quando ama, e na correspondência com Mary Haskell encontrei o mundo interior de Gibran Kahlil Gibran. Comecei a marcar algumas frases, e copiar para um arquivo do computador aquilo que julgava ser sua essência. Um dia, durante uma conversa com minha mulher (na verdade foi uma discussão, e dou graças a Deus que ainda discutimos muito, embora estejamos casados há dezoito anos), não conseguiexplicar determinado assunto; então pedi que fosse até o computador, e lesse determinada carta de Gibran que talvez conseguisse demonstrar melhor o que eu estava querendo dizer. Ela não apenas leu a carta em questão, mas todo o resto do arquivo. Nasceu, neste momento, o desejo de editar mais um livro sobre a relação de Gibran com Haskell.

Alguns detalhes históricos: Gibran nasceu em 1883, na aldeiade Bsherri, no atual Líbano. Com a idade de onze anos, emigrou para os Estados Unidos junto com a mãe e alguns irmãos, entre os quais Mary Gibran. Dedicou a maior parte de sua vida adulta à pintura mas, como o destino é irônico, terminou sendo conhecido mundialmente por causa de seus livros. Quando morreu, estava vivendo com Barbara Young - que mais tarde iria escrever uma biografia sua. MaryHaskell era mais velha que Gibran; nasceu em 1873, nos Estados Unidos. Com a idade de 30 anos, mudou-se para Boston e passou a cuidar da escola que sua irmã havia fundado. Morreu em 9 de outubro de 1964, podendo testemunhar o sucesso mundial daquele que um dia chamara de “meu amado”. A correspondencia quase foi destruída dias depois da morte de Gibran; Barbara Young não queria que Mary levasse parasua casa as centenas de cartas, escritas em mais de 20 anos de relacionamento, guardadas numa grande caixa de papelão, no estudio do escritor.

Mary insistiu. Barbara terminou concordando, mas antes fez Mary Haskell jurar que iria queimar tudo apos reler a correspondencia. Mary não cumpriu a promessa; as mais de seiscentas cartas estão hoje na Univerdade de Carolina do Sul, e podem serconsultadas por especialistas e estudiosos. Uma parte muito pequena desta correspondência está agora em suas mãos. Para condensar uma idéia, eu adaptei livremente o seu texto; procurei ser fiel ao pensamento de Gibran, e não as suas palavras literais. “Quem é Gibran?”, eu perguntava a mim mesmo. Ao copiar trechos de suas cartas para o meu computador, penso que terminei descobrindo. Gibran não era nem umrevolucionário nem um sábio. Era um homem, como todos nós - e trazia em sua alma as mesmas dores e alegrias que nós trazemos; entretanto, através de seus livros foi capaz de manifestar a grandeza de Deus. Penso que, no fundo, sabia que um dia toda a sua correspondencia confidencial seria publicada - e quis mostrar-se por inteiro, sem mistificar o seu papel de escritor. Com isto, nos deu um bom...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • el informe de un informe
  • Informe De Un Informe
  • Informe
  • Informe
  • La inform
  • Informe
  • Informaciones
  • Informe

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS