Microbiologia e parasitologia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 18 (4308 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 24 de febrero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
MICADO ANTÓNIO MIGUEL

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA

HUAMBO/JANEIRO/2012

Índice de conteúdo
Pag
I. Introdução……………….………………………………………………………….. 3
II. Desenvolvimento………………………………………………………………6-15
2.1. Conceitos………………………………………………………………………..6-9
2.2. História natural da doença…………………………………………………..….9
2.3. Detecção precoce da doença……………………………………………..10-11
2.4. Vigilânciaepidemiológica…………………………………………………11-12
2.5. Toxinfecções alimentar………………………………………………………..12
2.6. Prevenção e controlo de doenças…………………………………………12-15
III. CONCLUSÕES……….…………………………………………………………..16
REFERÊNCIAS…………………………………………………………………… ...17

I. INTRODUÇÃO
O mundo existe desde longos anos e nele encontram-se diversos seres vivos, desde seres microscópicos até aos seres macroscópicos, onde osseres microscópicos podem ser observados por intermedio do microscopio. E sabe-se que no mundo existe varias enfermedades e de causas distintas, sendo por isso fundamental manter-se actualizado em termo de conhecimento e acompanhar de perto a evolução das especies e as mudanças do meio ambiente; tendo em conta a grande variabilidade climática também há muita variedade de microorganismos eenfermedades que não se comportam do mesmo modo, tornando-se assim fundamental pesquisas constantemente.
A microbiología e parasitología pode ser resumido como sendo um campo das especialidade medica que se encarrega ao estudo e tratamento das enfermidades infecciosas que afectam aos seres humanos, podendo-se estender ou expandir para o estudo de outros seres vivos (Burtis, C, Ashwood, Brunus, 2008).No que concerne a investigação, ainda há muito para se apreender sobre os microorganismos que apenas estão sendo descobertos ou clasificados e muitos que embora não se sabe na profundidade como se comportam são muita das vezes tratados empiricamente. Sendo assim então importante em saúde publica estudo da microbiología e parasitologia, com maior realce para o estudo de microorganismos de grandeimportancia clínica que afectam frequentemente a saúde do homem.
Os dados obtidos por meio da revisão bibliográfica puderam demonstrar que o conhecimento humano sobre os efeitos produzidos pelos microrganismos está presentes incluso desde antes de ter consciência de sua existência, devido a certas técnicas que o homem sempre utilizou desde os tempos remotos como os processos de fermentaçãoprovocados por leveduras para fazer o pão, bebidas alcoólicas e obtenção de produtos derivados do leite.
A pesar de que actualmente o homem dispõe de vasto conhecimentos microbiológicos, ainda resta muito para se estudar e conhecer acerca dos microrganismos. Ao se referir de microbiología sobre tudo aos microrganismos patógenos para o homem, é fundamental ter sempre como auxilio alguns ramos da medicinacomo a patología, imunologia e a epidemiologia (Burtis, C, Ashwood, Brunus, 2008).
1.1. Objectivos:
O presente trabalho realizou-se com objectivo de aprofundar os conhecimentos teóricos práticos da microbiologia e parasitologia que constituem ramos importantes para a saúde pública; com maior realce a história natural das enfermidades, parasitismo e principais enfermidades parasitárias,toxicoinfecções alimentar, vigilância epidemiológica, controle e prevenção de enfermidades.

1.2. Breve historial da microbiologia e parasitologia
Embora aristoteles descrito e classificado um grupo de helmintos intestinais; e outros cientistas como como o Plinio e o Galeno estudaram parasitas. Ainda na idade media o sabio Avicena elaborou em Persia um tratado completo sobre helmintos enematodos, bem como métodos para combate-los e cura-los.
Os primeiros passos relevantes da historiaa da microbiologia e parasitologia começa no ano 1676 quando o ciêntista e investigador Anton Van Leeuwenhoek utilizou um microscopio de uma lente, que ele mesmo havia construido baseado no medelo creado por Robert Hook no seu livro “Mcrographia”, foi capaz de realizar a primeira observação...
tracking img