Morfologia Do Conto Maravilhoso

Páginas: 13 (3013 palabras) Publicado: 3 de mayo de 2012
Morfologia do Conto Maravilhoso Resumo O livro do folclorista russo V. I. Propp, Morfologia do Conto Maravilhoso, teve um destino bem estranho. Publicado em 1928, suscitou alguma repercussão nos meios especializados soviéticos, mas pouco depois saía praticamente de circulação, devido ao combate ao assim chamado Formalismo Russo, entre cujos representantes Propp era sempre incluído. No Ocidente, olivro não chegou a ser muito conhecido, embora alguns estudiosos se referissem a ele. Roman Jakobson, por exemplo, nunca deixou de salientar a importância dos estudos proppianos. No entanto, houve uma reviravolta completa em 1958, quando saiu uma tradução inglesa do livro. Passou-se, então, a perceber claramente que o estudo de Propp, embora concentrado num corpus de cem contos de magia russos esem nenhuma pretensão explícita de extrapolar essas conclusões para outros gêneros, dava explicação cabal a um fato que perturbava os folcloristas: a ocorrência dos mesmos esquemas narrativos em povos que dificilmente poderiam ter mantido contato entre si.

Morfologia Estudo das formas. Estudo das partes que constituem um todo e das relações entre essas partes e o todo (definição utilizada emBotânica). Propp buscava estudar, no conto de magia, “uma morfologia, isto é, uma descrição do conto maravilhoso segundo as partes que o constituem, e as relações destas partes entre si e com o conjunto.” (PROPP, 1984:25). Contos de magia Contos populares, folclóricos. “Do ponto de vista morfológico podemos chamar de conto de magia a todo desenvolvimento narrativo que, partindo de um dano (A) ou umacarência (a) e passando por funções intermediárias, termina com o casamento (W0) ou outras funções utilizadas como desenlace. A função final pode ser a recompensa (F), a obtenção do objeto procurado ou, de modo geral, a reparação do dano (K), o salvamento da perseguição (Rs), etc.” (PROPP, 1984:85).

Características do conto
(conto simples, maravilhoso ou do modo tradicional de narrar) O modode narrar um conto simples é caracterizado pela natureza da própria narrativa: a de simplesmente contar histórias. O conto não tem compromisso com o evento real. “Um relato, copia-se; um conto, inventa-se, afirma Raúl Castagnino. A esta altura, não importa averiguar se há verdade ou falsidade: o que existe é já a ficção, a arte de inventar um modo de se representar algo.” (GOTLIB, 2003:12). Emlinhas gerais, a história dos contos de magia pode ser esboçada a partir de dois momentos principais. Em um primeiro momento, a criação e a transmissão de um conto se davam oralmente. Em seguida, os mesmo contos passaram a ser veiculados por registro escrito. André Jolles defende em seu livro, Formas Simples, que o conto possui uma forma simples,“isto é, uma forma que permanece através dos tempos,recontada por vários, sem perder sua „forma‟” (GOTLIB, 2003:18). O conto pode ser contado com as “próprias palavras” do narrador sem que esta forma simples desapareça. Desta afirmação, podemos destacar três características importantes dos contos de magia: 1. Mobilidade: o conto é transmitido, oralmente ou por escrito, através dos séculos, devido a sua fluidez.

2. Generalidade: pode ser recontadocom as próprias palavras do narrador sem que o seu fundo (forma simples) se altere ou desapareça. 3. Pluralidade: o conto é entendido por todos e mantém a sua essência. Todo conto é uma narrativa breve, clara (ou direta, objetiva) e compacta (condensada). A situação apresentada e sua proposição temática são resumidas. Edgard Allan Poe vai desenvolver sua teoria sobre o conto literário a partir darelação existente entre a extensão do conto (e, conseqüentemente, o tempo de sua leitura) e o efeito que sua leitura causa no leitor (chamado por Poe de efeito único ou impressão total). Um conto breve pode ser lido de uma só vez, exercendo domínio sobre o leitor. Segundo Jolles, o conto obedece a uma moral ingênua, oposta ao trágico real da vida cotidiana. Esta moral subentendida é um...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Análise Do Conto A
  • O Conto Do Piolho Apaixonado
  • FUNDACION DO A CARMEN PRESENTA cont
  • Análise Do Conto A Causa Secreta
  • Contos do sola
  • Morfologia
  • morfologia
  • morfologia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS