Notas sobre o sistema taungya

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 19 (4656 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 13 de diciembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Taungya

É um dos sistemas agroflorestais de maior importância, porque envolve grande variedade de combinações de espécies, modalidades e adaptações às condições regionais (Nair, 1993; Beer et al., 1994).
O método consiste em cultivar espécies alimentícias anuais conjuntamente com espécies florestais durante os primeiros anos de estabelecimento. Nestas áreas, o sistema pode ser empregado naformação de florestas plantadas com espécies de alto valor comercial (Nair, 1993; Beer et al.,1994).

- Taungya

Este sistema foi desenvolvido inicialmente na Europa e adaptado para outras regiões. Constitui de um sistema de substituição florestal, formado por dois componentes: um arbóreo (permanente) e outro agrícola (temporário). O componente florestal normalmente possui finalidade comercial(madeira, fibra, carvão), já o componente agrícola é composto por culturas de subsistência, como feijão e milho, mandioca e arroz, que são cultivados durante os dois a três primeiros anos do reflorestamento. Define-se como um sistema que abrange práticas de uso múltiplo do solo, envolvendo as produções conjuntas de culturas florestais e agrícolas.
A finalidade inicial deste sistema é diminuir ocusto de implantação da floresta comercial, através da produção agrícola, além do plantio florestal se beneficiar de capinas e adubações dos cultivos agrícolas.
A vantagem deste sistema é a visível redução dos custos iniciais de implantação e manejo. Possibilita também a recuperação de áreas exploradas com baixo custo. As culturas intercalares além de não prejudicarem o crescimento das espéciesflorestais, em muitos casos têm gerado benefícios às mesmas, contribuindo com a obtenção de melhores estandes de desenvolvimento inicial.

[pic]El Salvador (Citrus)

[pic]
COSTA RICA

[pic]
Jequitibá + pimenta-do-reino (Espírito Santo)

O sistema taungya

O termo taungya é reservado ao caso específico de uma roça de cultivos de ciclo curto, onde se realiza um plantio uniforme deespécies flores tais comerciais. O uso agrícola da terra é temporário, em geral de curta duração, de 2 a 4 anos. Uma vez concluída a safra dos cultivos agrícolas temporários, as espécies madeireiras plantadas na roça formam uma flores ta de rendimento.
Esse sistema foi desenvolvido inicialmente, por volta de 1870, no Sri Lanka, na Índia e na Indonésia, com a finalidade de diminuir o custo de formaçãode uma floresta de rendimento, principalmente a formação de monocultivos de teca. No Brasil, o sistema começou a ser empregado alguns anos depois, para fomentar o reflorestamento em escala industrial, principalmente para formar povoamentos de eucaliptos ou de Pinus aproveitados em serrar ias, produção de lenha ou de carvão vegetal, e nas indústrias de celulose e papel.
A formação debracatingais pelo sistema taungya ocupa uma posição de destaque no Brasil meridional, principalmente no Estado do Paraná. Na região metropolitana de Curitiba, onde os bracatingais abrangiam uma área total de aproximadamente 50.000 hectares em 1988, foram investidos recursos do estado, de centros de pesquisa e de organismos internacionais, visando ampliar as superfícies ocupadas por esta leguminosa.
Osistema apresenta uma relativa importância para baratear o custo de restauração de Áreas de Proteção Permanente (APPs) quando fora de Mata Ciliar, e de Reserva Legal (RLs). Este tipo de sistema é muito praticado pelas grandes indústrias de base florestal (de celulose e papel), na promoção de contratos com pequenos e médios produtores visando a produção de eucaliptos ou pinheiros exóticos mediante osistema taungya. Tratando-se de monocultivos, o agricultor tem a possibilidade de fazer o sistema evoluir por meio do enriquecimento com outras espécies, transformando de taungya para agroflorestas, com crescentes graus de biodiversidade interna.

[pic]

[pic]

Dois estágios sucessivos de um taungya: teca plantada na sombra
de mandioca; teca com 18 meses e entrelinhas ocupadas com cultivo...
tracking img