Organizaciones contables

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 20 (4777 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 10 de diciembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
THE CHANGING NATURE OF PROFESSIONAL ORGANIZATIONS

Tamara López Cortés 2010153865
Julio Alberto Sánchez-Montes 2010161702
José Alberto Soler Palacios. 2010157220

Comportamento organizacional II.
30-11-2010.
FEUC.


17.1 INTRODUÇÃO

Uma análise das organizações e profissionais abre um leque muito amplo de possibilidades, pois este tem sido um tema central e importantena sociologia das organizações e ocupações por mais de quatro décadas. Não é o propósito deste capítulo para analisar a história da evolução durante esse período; esse motivo tem sido coberto por Abbott (1988), Hall (1968), e Hinings (2001). Tem sido um pouco menos importante na teoria da organização, apesar da tipologia de Mintzberg (1979). No entanto, não foi algo de uma mudança na interessanteos últimos quinze anos, centrado sobre a natureza das organizações profissionais e as formas em que eles estão mudando. É que a literatura crescente e as questões levantadas por ele que é o foco deste capítulo. objetivo é considerar as mudanças que estão ocorrendo nas organizações profissionais (e dentro das ocupações relevantes) e analisar seu impacto sobre as estruturas de gestão e de sistema.Parte disso é também para avaliar o que acontece com poder profissional e controle do trabalho.

o estudo das profissões em organizações diz respeito a interseção de dois campos que têm histórias distintas, isto é, o estudo das profissões e do estudo das organizações. Às vezes, eles têm sido fortemente relacionadas e outras vezes eles têm sido muito diferentes. o estudo das profissões emorganizações passou por três fases desde 1950. primeira fase, de 1950, a 1960, analisou criticamente o papel dos profissionais nas organizações buroctáticas, vendo a natureza do trabalho profissional e burocrática estar em conflito. a segunda fase, iniciada em 1970 e ainda em curso, criticou duramente a visão ortodoxa de profissionais e deu mais baseado no poder, conta mercado de trabalho de sua posição ecomo isso afetou os mercados de trabalho organizacional. a terceira fase, que originou o en 1960 e 1970 e floresceu nos últimos 15 anos, amphasizes a natureza dinâmica dos profissionais nas organizações e reconhece variedade em ambos os locais de organização e ocupações profissionais. tem particularmente focado em organizações profissionais, por si só, em vez de organizações profissionais. Nestecapítulo está preocupado com esta terceira fase, delineando as maneiras pelas quais as organizações profissionais são geridos e como eles estão sujeitos a alterações.

17.2 GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES PROFISSIONAIS.
Em muitos aspectos, a origem da discussão das organizações profissionais encontrados nos debates sobre a definição das características de uma profissão. o objetivo era chegar a umacordo sobre um conjunto de características estruturais e do valor de uma série de aspectos estruturais. Foram coisas como uma ocupação a tempo inteiro, um sistema de formação e certificação, uma associação profissional e um código de ética.

A relação entre os valores que os profissionais e promulgada pelo moderno, burocrático, continua a ser a base para a conceituação de como as organizações sãogeridas. desta forma são socializados, como valores fundamentais: a autonomia, o controle de seus pares, e vocação. Por exemplo, Hall (1968) operacionalizado valores profissionais como a organização profissional de referência, a crença no serviço público, a crença em si mesmo, um sentido de vocação, e os sentimentos de autonomia. Como Powell, Brock e hinnings disse, em resumo “the common thread isa set of profesional values, beliefs, and aspirations woven into the fabric of profesional firms and organizations”.

Scott (1965) distingue entre as organizações profissionais autônomas e heterônomas. No primeiro tipo, exemplificado por um escritório de advocacia ou uma clínica médica, o trabalho dos profissionais é livre e não controlados externamente, são os profissionais que concebem a...
tracking img