Perspectiva Histórica Dos Valores

Páginas: 103 (25607 palabras) Publicado: 21 de julio de 2011
Capítulo 2

PERSPECTIVA HISTÓRICA DOS VALORES

2.1. Perspectiva histórica dos valores
A perspectiva histórica dos valores que se apresenta, alicerça-se nas diferentes teses axiológicas e humanistas referenciadas na literatura e procura dar conhecimento dos principais contributos e abordagens.
No âmbito das teses axiológicas, referem-se sucintamente as abordagens subjectiva, objectiva esituacionista, e destaca-se ainda o contributo de Max Scheler que é citado por Frings (2001).
2.1.1. Teses axiológicas
A filosofia caracteriza-se por uma atitude de contemplação reflexiva orientada para a fundamentação e organização intelectual de todo o saber, pelo que se pode afirmar que consiste no estudo do pensamento e na justificação das crenças. Contudo, o aspecto teológico da filosofia fazcom que esta por vezes transcenda o modelo de conhecimento científico das ciências concretas - assente na observação, na medição, na formulação de hipóteses e na predicção – para explorar as razões últimas que o homem tradicionalmente atribui à divindade. Etimologicamente, a palavra filosofia significa amor à sabedoria, argumento que justifica a subdisciplina a que se refere a teoria doconhecimento.
Um outro tema que historicamente tem merecido a atenção da filosofia, é o da axiologia ou teoria dos valores, que pretende ser uma ciência reflexiva e crítica no que concerne à análise dos fundamentos da humanidade que se encontram por detrás do desenvolvimento daqueles aspectos parciais que impregnam o quotidiano e nos levam a considerar que algo é valioso ou não. A etimologia da palavraaxiologia, que se começa a utilizar no início do século XX - se bem que tenha primeiro surgido no âmbito da economia para designar o valor de troca dos bens -, provém das palavras gregas “axios” (valor, valioso, estimável, o que vale, etc.) e “logos” (tratado, teoria, etc.), pelo que a axiologia constitui uma corrente filosófica que tem por objectivo o estudo dos valores.
Mais concretamente, aaxiologia nasce das reivindicações da filosofia do ser e da filosofia antropológica, que assim fazem emergir este novo campo de especulação e pensamento, que muito embora no seu início se tenha centrado principalmente na descoberta do estatuto ontológico e da natureza do valor - pela identificação do valor quer com o mundo da realidade física ou das ideias e conceitos, quer com a actividadepsicológica -, não se reduz nem ao mundo físico (valor como realidade objectiva), nem ao mundo das essências de Platão ou mundo ideal (valor como realidade transcendental), nem ao mundo da psique ou mundo espiritual (valor como realidade psicológico).
Não é pois de estranhar que o valor, pela sua complexidade e dificuldade conceptual, se tenha sucessivamente confundido quer com o mundo da realidadeobjectiva - identificando-se com os bens -, quer com o mundo da realidade transcendental - identificando-se com as ideias -, quer ainda com o mundo da realidade psicológica - identificando-se com os estados psicológicos (interesse, desejo, agrado, etc.). Esta confusão só se dissipou quando a axiologia se descentrou da determinação da natureza dos valores – em parte pela dificuldade em integrar asdiferentes orientações subjectivistas e objectivistas -, para se começar a preocupar com o problema metodológico da captação dos valores.
As interpretações subjectivas caracterizam-se quer por identificarem o valor com o acto valorativo – circunstância que decorre do facto de ambos serem produtos do sujeito -, quer por considerarem o valor como uma qualidade que se reflecte na realidade exteriordos objectos – embora tenha o seu fundamento no sujeito -, quer ainda por associarem o valor a determinados estados psicológicos que concernem à vida emotiva do sujeito – o que pressupõe a sua origem numa reacção psicológica. Ou seja, como um objecto de valor se refere àquilo que nos interessa, tendemos a valorar um objecto apenas porque o desejamos.
Por sua vez, as concepções objectivas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Perspectivas historicas
  • Perspectiva historica
  • perspectiva historica
  • Perspectiva Historica
  • perspectiva valores y jerarquia de valores
  • Estudio de valores en dos personajes historicos
  • En perspectiva historica: del positivismo al materialismo historico
  • LAS DOS PRINCIPALES PERSPECTIVAS DE LOS TATUAJES

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS