Profesor

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 11 (2550 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 11 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
VENEZUELA COM CHÁVEZ: “O DESAFIO É ORGANIZAR O PODER POPULAR PARA DERROTAR OS PLANOS DA BURGUESIA APÁTRIDA”

Aureliano Sánchez (camiseta negra), com delegados de prevenção do trabalho na passeata do início deste ano quando eles se incorporaram ao Polo Patriótico, agrupamento de organizações bolivarianas (Foto: Arquivo do entrevistado)


Entrevista doprofessor venezuelano Aureliano Sánchez: “Reflexões sobre uma conversação com Jadson Oliveira, jornalista brasileiro”

De Caracas (Venezuela) - Aureliano Sánchez, 56 anos, professor de Ciências Sociais, é um lutador social pela revolução socialista. Militante político desde seus tempos do movimento estudantil nos anos 70. Como trabalhador do Setor Elétrico Venezuelano (eletricitário), tem umarica experiência de militância na luta contra o neoliberalismo através das Comissões de Prevenção Trabalhista (semelhante às nossas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA). Foi diretor no âmbito do estado de Miranda do Instituto Nacional de Prevenção, Saúde e Seguridade Trabalhistas, órgão vinculado ao Ministério do Poder Popular para o Trabalho e Seguridade Social. É filiado ao PartidoSocialista Unido da Venezuela (PSUV), o principal partido de sustentação do governo do presidente Hugo Chávez.

Nesta entrevista ao blog Evidentemente, Sánchez fala um pouco das mudanças ocorridas no seu país nos últimos 50 anos – desde a chamada 4ª. República (1958-1998) até os primeiros anos da chamada Revolução Bolivariana -, e assinala a importância da reeleição de Chávez no pleito de 7 deoutubro, que significa, segundo sua avaliação, um avanço no rumo da consolidação da soberania nacional e da construção do poder popular e do socialismo.

Ele destaca como fundamental a luta contra a burocracia do Estado burguês e a luta pela organização dos Delegados de Prevenção e pelos Conselhos de Trabalhadores e as Comunas. Em resumo: “Pela organização do poder popular, que eu visualizo naformação dos Conselhos de Trabalhadores em cada fábrica, em cada centro de trabalho, em cada Conselho Comunal, enfim na unidade cívico-militar para dar uma resposta correta e contundente aos planos da burguesia apátrida”.

Blog Evidentemente – Considerando que a revolução bolivariana começou a partir de 1999 com o início do governo de Hugo Chávez, como estava politicamente a Venezuela depois de 40anos da chamada 4ª. República?

Aureliano Sánchez - Os processos políticos são complexos e é muito difícil dizer quando arrancam ou se iniciam historicamente. Se acumulam e desenvolvem conflitos que geram uma conjuntura favorável a que se produzam mudanças políticas. Neste sentido, sim, podemos assinalar brevemente algumas características importantes para entender como estava a Venezuela antesda chegada da Revolução Bolivariana.

Sánchez em atividade recente da Marea (Maré) Socialista, corrente política filiada à Central Bolivariana Socialista dos Trabalhadores (Foto: Jadson Oliveira)
Se havia agudizado um conjunto de contradições nos aspectos político, econômico e social, pela instauração do chamado Modelo de Democracia Representativa e a alternância de dois partidos no Poder:Ação Democrática (AD – social-democrata) e COPEI (social-cristão – Comitê de Organização Política Eleitoral Independente), que desenvolveram uma hegemonia da burguesia nativa – que em resumo empobreciam o povo e entregavam nossa independência (período conhecido como “puntofijista”, do Pacto de Punto Fijo, assinado pelas forças “democráticas” de então na cidade com este nome do estado de Falcón - porcoincidência, é a mesma cidade onde ocorreu há uma semana a explosão na refinaria de Amuay. Pontificaram na época lideranças como os ex-presidentes Rafael Caldera e Carlos Andrés Pérez). Era um Estado hipertrofiado que transferia as riquezas da nossa Pátria ao grande capital transnacional, vendendo nossa soberania, nos submetendo às diretrizes do Fundo Monetário Internacional (FMI) na aplicação...
tracking img