Psicología

Páginas: 7 (1672 palabras) Publicado: 31 de enero de 2013
- As áreas de intervenção da Psicologia
- As bases Bio-psico-socio-axiológicas do comportamento
- Os dilemas morais
1 - As áreas de intervenção da Psicologia
Acho que esta parte às cores não é aquilo que ele vos disse, vê o resto e os sites (2)
Após existir clareza do diagnóstico, isto é, conhecendo-se claramente a situação-problema da pessoa, é traçado um plano de intervenção psicológicacujo objectivo é a melhoria do bem estar geral do individuo. Refiro-me, portanto, à resolução da situação-problema. Estas situações-problema são as conhecidas áreas de intervenção da Psicologia que, para esclarecer o leitor, menciono desde já:
* Perturbações do Humor (ex.: Depressão...)
* Perturbações Psicóticas (ex.: Esquizofrenia...)
* Perturbações da Ansiedade (ex.: Ataques de Pânico,Fobias, Stress,...)
* Perturbações da Memória (ex.: Amnésia...)
* Perturbações Sexuais (ex.:Aversão Sexual, Ausência ou diminuição do desejo sexual...)
* Perturbações do Comportamento Alimentar (Anorexia, bulimia...)
* Perturbações do comportamento
* Perturbações do Sono (Insónia, Hipersónia, Pesadelos...)
* Perturbações da personalidade
* Dificuldades na adaptação ena gestão a e de uma ou mais situações do dia a dia (a nível de escola ou trabalho, relação conjugal ou família em geral)
* Outras perturbações tais como as desenvolvidas na Infância e Adolescência.
Após a implementação continuada do plano de intervenção dentro e fora do contexto de consulta, vai sendo feita uma avaliação contínua da evolução da pessoa em mudança a fim de se ir ajustandoaquele plano terapêutico. Há um acompanhamento frequente do paciente até à resolução da situação problema e a percepção evidente (por parte do próprio e do técnico) das melhorias e vitórias alcançadas.

* Pesquisa aplicada é a parte da ciência que se dedica à solução de problemas práticos com base no conhecimento teórico obtido pela pesquisa básica. Na psicologia recebe o nome de psicologiaaplicada - que tem por fim o desenvolvimento de métodos de intervenção psicológica e toma as seguintes formas:
* a. Psicologia do trabalho e das organizações dedica-se ao estudo do comportamento e dos processos mentais no ambiente de trabalho e ao desenvolvimento de métodos de psicodiagnóstico para escolha de pessoal e de formas de intervenção para a solução de problemas no trabalho (Síndrome deBurnout, mobbing, etc.) e para o desenvolvimento de pessoal;
* b. Psicologia clínica dedica-se ao estudo dos problemas de comportamento e dos processos mentais, com as suas áreas ainda mais práticas: a intervenção clínico-psicológica, que engloba a psicoterapia, a psicologia da reabilitação e o aconselhamento psicológico, e o trabalho de diagnóstico clínico. Tematicamente próximas, demaneira que por vezes se interpenetram os saberes, estão: a psicanálise, a psiquiatria, a psicofarmacologia e a psicopatologia;
* c. Psicologia educacional ou Psicologia da educação é o estudo da aplicação do conhecimento psicológico ao ensino, tanto de crianças como de adultos. Uma subdisciplina específica é a psicologia escolar ou psicopedagogia, direcionada ao ensino escolar;
* d.Outras áreas aplicadas, por exemplo, à Comunicação Interpessoal, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, à propaganda, à seleção e treinamento de pessoal em firmas, à prevenção de doenças, ao treinamento de pessoas que devem trabalhar com pessoas de outra cultura, à integração de imigrantes ou outros grupos à sociedade, ao trabalhoforense, à organização do tráfego, entre outros.
* Pesquisa básica é a parte da ciência dedicada ao aumento do conhecimento teórico. Na psicologia ela toma as seguintes formas:
* a. Psicologia geral é o estudo dos processos mentais e das formas de comportamento comuns a todos os seres humanos. Essa área da psicologia estuda: os processos de aprendizagem (psicologia da aprendizagem); as...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • psicología de la psicologia
  • Psicologia o psicologias
  • Psicologías, Psicología
  • Psicologia
  • Psicologia
  • Psicologia
  • Psicologia
  • Psicologia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS