Quatro antinomias de angola

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1805 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
QUATRO ANTINÓMIAS OU DILEMAS PARA UM ESTUDO DA SOCIEDADE ANGOLANA ACTUAL
(IDENTIDADE VS. DESENVOLVIMENTO)AUTOR: Dr.Félix Arozarena Ramos

INDICE

A Maneira de introdução

Quem sói ?

Nosso e os outros, identidade nacional

A cultura popular tradicional, ser ou não ser

Cultura, estandardização e originalidade

A Maneira de introdução

O Mundo de hoje interpretasse de duas maneiras: desde uma perspectiva apocalíptica ou desde a perspectiva da continuidade; umdilema, duas tendências; em fim a paradoxo de nossos tempos, que manifestasse em todo nosso planeta, nossa aldeia global. Aqueles que apostam por a primeira perspectiva som nações ou povos destinados a desaparecer, a ser absolvidos; os outros, os que apostam por a perspectiva da continuidade som povos onde a espiritualidade debatesse entre a estandardização ou a identidade nacional.
O titulo de estosartículos não está dado ao azar; é totalmente premeditado. Os estudos sobre os assuntos tratados não se encontram em os planos de estudo das carreiras de humanidades, só em ocasiones som tratados por algum que outro especialista como algo novo que tratam as revistas especializadas ou esboçado por algum programa de televisão, radial ou por algum jornalista, só com caracter informativo, sempretensões cientificas serias. Eu em este trabalho não pretendo agiotar os temas, mais bem, quero dar lugar ao debate, porque elos, provocam diversas opiniões, desde as posiciones políticas mais extremas tanto de direita como de esquerda, até aquelas que buscam o centro e equilíbrio entre posiciones, aqui ninguém tem a verdade, a verdade tem a barba muito cumprida e ninguém pode puxar de ela. Pode passarque encontremos diversas respostas, diversos caminhos, é essa e não outra a verdadeira procura da verdade, é essa a rua cientifica; ou fácil é dizer, que não pensemos em estos temas agora, que no tem soluciones em o contexto actual, as soluciones á que procuraras agora, por que elas , se não som encontradas, afectará a continuidade do processo de identidade nacional e até a continuidade do paiscomo nação.
Muito som os temas que podem ser tratados em esta sociedade, á muito que investigar, uma tem prioridade, outros podem esperar, pelo os tratados em este trabalho som de caracter estratégico. A necessidade de estudos sérios por instituições e investigadores sociais é notável e sobre todo investigações com a idiossincrasia africanas, é preciso a utilização de instrumentos originares deinvestigação social, que sejam eficazes e sé adaptem a nossas realidades, inserir a nossos estudantes universitários em estos temas de debate, premiar os maiores trabalhos de diploma ou títulos vinculados com estas investigações, financiar os trabalho de campo tão necessários em estos estudos e sobre todo fazer consciência sobre a importância de estos para a estabilização do pais e o fortalecimentoda nação.
Um programa da televisão recente da TPA, trato o tema da identidade nacional e a maioria dos palestrantes, falavam do assunto desde a perspectiva de que nos identifica como angolano(idioma, cultura, tradições, zona geográfica de nascimento e outras actividades e manifestações), naquele lugar, ninguém falo dos valores. Ser angolano não significa só identificasse com os elementos datradição e a cultura, é preciso também, querelo ser; este elemento ético é um aspecto essencial dentro da identidade e fundamental para a consolidação do pais como nação.
A historia que encontramos em os livros, no é a verdadeira historia de nossos povos, nossa historia esta por ser contada. África é a mama da historia da humanidade, por essa aprofundar em nossos raiz de nossos povos é encontrar...
tracking img