Recusa escolar

Páginas: 4 (919 palabras) Publicado: 6 de diciembre de 2010
Estratégias de tratamento – Catarina

De forma a tentar ajudar estas crianças e jovens a sentirem-se melhor, existem estratégias de tratamento, que podem ser utilizadas para minimizar aansiedade associada a este problema. As técnicas utilizadas no tratamento são actividades ou exercícios que visam proporcionar a distracção de pensamentos e sentimentos que deixam a criança ansiosa fazendoassim com que esta se sinta mais relaxada psicologicamente. A utilização destas técnicas de tratamento, irá permitir também à criança o desenvolvimento de estratégias de gestão de stress.
Astécnicas utilizadas podem ser realizadas em grupo ou individualmente, cabendo ao enfermeiro fazer esta escolha, de acordo com a situação da criança. Estas técnicas, sendo feitas em grupo, podem ser maisenriquecedoras, uma vez que existe o contacto com outras crianças com o mesmo problema.
Uma abordagem multidisciplinar tende a ser a melhor forma de actuar, face aos sintomas somáticos, deansiedade e recusa escolar. Os profissionais de saúde mental podem trabalhar com as crianças e adolescentes no desenvolvimento de estratégias para lidar com a ansiedade e com os seus pais, na gestão decontingências para utilizar estratégias de coping activo.
Das técnicas de relaxamento existentes, a criança pode ser incentivada a fazer exercícios respiratórios e a recorrer ao relaxamento muscularprogressivo e à visualização guiada de imagens. Para que os exercícios respiratórios sejam bem interiorizados, pode pedir-se à criança que coloque uma mão em cima da barriga e outra em cima do peito,para ver o que acontece e como se sente, pois esta técnica reduz o uso dos músculos do peito enquanto respira e obriga a uma respiração mais lenta, o que vai levar a que a criança se sinta mais calmae mais tranquila. Durante o relaxamento muscular progressivo, é pedido à criança que contraia e relaxe alguns dos diferentes grupos de músculos, durante cerca de cinco segundos e verbalize o que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • recusos
  • recusos humanos
  • recusos ambientales
  • Recusos Literarios
  • Recusos humanos
  • recusos de una empresa
  • Recusos Naturales
  • recusos humanos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS