Regionalização Do Continente Americano.Docx Subida Exitosa

Páginas: 3 (643 palabras) Publicado: 11 de diciembre de 2012
Regionalização do continente americano

A América é o segunda maior porção de terras emersas do planeta. Seu grande e extenso território é preenchido pelos mais diversos elementos naturais ehumanos. 
Clima, vegetação, relevo, hidrografia, população, cultura, economia e poluição são exemplos de características geográficas que se apresentam de maneira diversificada no nosso continente. Temosclima tropical e polar, vegetação rasteira e grandes florestas, áreas montanhosas e planas, chuvosas e desérticas, áreas desenvolvidas e empobrecidas, industrializadas e agrícolas, povoadas porindígenas e por descendentes de europeus.

Essa diversidade nos permite dividir o continente de diferentes maneiras, separando a América conforme as semelhanças e diferenças geográficas existentes no seuterritório. Cada região possui características diferentes das demais regiões, por isso são separadas.
Existem inúmeras formas de dividir a América em regiões. Três divisões regionais são as maisconhecidas e utilizadas pelos estudiosos: Física, Sócio-econômica e Histórico-cultural.

Divisão Física
Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato docontinente. Se observarmos a América, temos duas grandes porções de terras (América do Norte e América do Sul), interligadas por uma terceira porção estreita de terra (América Central). Outro aspectointeressante dessa divisão é que cada uma das três regiões está sobre uma placa tectônica diferente.

Divisão Sócio-econômica
Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. Deuma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as regiõesteria se iniciado ainda quando o território americano eram colônias europeias. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina colônia de exploração....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Regionalização Do Continente Americano
  • Regionalização do continente americano
  • Subida Exitosa
  • subida exitosa
  • subida exitosa
  • Subida Exitosa
  • subida exitosa
  • Subida Exitosa

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS