Remisson aniceto

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1152 palabras )
  • Descarga(s) : 7
  • Publicado : 14 de septiembre de 2009
Leer documento completo
Vista previa del texto
Pequeña bibliografía:

Poesia para o mundo, Bubok (2009)
Todo dia é dia de poesia, iG Editores, Stella Maris/Pão-de-Açúcar - SP - (2002)
Palavras de Poetas, Physis Editora - SP - (1997)
Novos talentos da poesia brasileira, Forever Editora - SP - (1995)
Escrevo nos espaços que me restam, Editora Bauhaus - SP - (1982)

Nacido en la pequeña ciudad brasileña de Nova Era, cerca de Itabirade Carlos Drummond de Andrade, su sueño era un día escalar las montañas para verlo (después de todo, eran vecinos), pero el gran poeta había advertido mucho antes: "Tenía una piedra en medio del camino". Algunos años más tarde (1987), Drummond viajó y nunca reapareció. Remisson escribe cuentos, poemas y reseñas para algunos sitios especializados en literatura y sus textos están en la RevistaInternacional de Poesía de Rosario, Revista Partes, Revista Bacamarte, en la web Auténtica Poesía (el verso con rima y medida) y otras.
Ganador de algunos prémios de cuentos y poesía, el poeta mantiene el blog "Poesia para o mundo", un espacio abierto a todos los que aprecian la buena literatura.

Sobre a poesia de Remisson Aniceto:

Belo Horizonte, dezembro de 1999

Mesmo afastado das salasde aula há duas dezenas de anos, ainda recebo muitos textos para avaliação, a maioria sem qualidade. No último janeiro (já estamos no Natal) descobri quase uma centena de poemas assinados por Remisson Aniceto, nome até então totalmente desconhecido para mim. E o autor roga que eu lhe escreva algumas linhas, o que, após ler su a poesia, não me é nenhum sacrifício.

Confesso que há muito não meinteressava pela poesia, mas após me alimentar de tão belos textos meu gosto se renova. É verdade que fui atraído pela essência, pelo tempero, e não pela forma que, cá entre nós, não deixa muito a desejar, não.

A poesia deste autor não parece ser puramente confessional, tampouco assintomática. Entretanto, se não retrata totalmente as suas vivências, também procura se valer do real, às vezes. Écomo se o olhar do poeta se incorporasse ao olhar dos transeuntes - não à revelia do primeiro - e ele se visse através do observador e se descrevesse. Assim, se de início nos parece uma artimanha do poeta par a se descompromissar de sua poesia, nessa concepção a sua poesia é ele mesmo, analista do olhar cotidiano que o observa.

Ouso dizer, ainda, que os poemas menores, pouquíssimos, nãocomprometem a excelência da maioria dos textos deste autor que, através da poesia, almeja ser o que não foi, fazer o que não fez, ter o que não teve... Sonho de quase todo poeta.

E como, constantemente, sou atacado pela fome do indissolúvel e pelo desejo do impalpável, recorro aos seus poemas e me sacio. Delicioso néctar da imaginação!

Antoine Verger
Professor e crítico literário

Beba!

Águapotável!

Coisa mais difícil é opinar sobre uma obra engendrada por seu amigo.

Se não agradou, como falar mal de um filho para o pai?

Se agradou, como exprimir-se na intensidade adequada e justificar seu parecer?

E põe dificuldade nisto se for poesia!

É um desafio que sempre enfrentei. Os muitos anos (quase trinta), dia a dia, vividos na tentativa de interpretar para os alunos ascontribuições que a arte literária já firmada pela cultura pode trazer a cada pessoa, em vez de insensibilizar criaram uma inquietude. Confesso que ao encontrar alguma mina nova aflorando a terra, tentando abrir um sulco para expor-se como água de beber, tenho sede e sempre experimento, até com um ar de obrigação.

É o caso de Remisson. Li, digerindo, uns 50 poemas seus.

É terra privilegiada queabsorve todas as chuvas. Sinto infiltrandose nele águas do Romantismo, do Parnasianismo, do Si mbolismo (mais Alphonsino que Cruzeano) do Augusto inclassificável dos Anjos desangelizador e até jorros da bilha do Fernando português. Mas, não só. Há chuvas de todos os climas e estações.

Mas tudo sai a seu modo, à sua pessoa. Repito: é terra fértil, não porosidade filtrante.

Remisson tem tudo...
tracking img