Resenha

Páginas: 191 (47527 palabras) Publicado: 15 de febrero de 2013
DESCARTES
DISCURSO DO MÉTODO

TRADUÇÃO E ORGANIZAÇÃO
DE
TAVARES GUIMARÃES

PORTO EDITORA, LDA
Reais DA RESTAURAÇÃO, 365
40 PORTO CODEX

(primeiro ficheiro).

NUNCA O MEU INTENTO FOI MAIS ALÉM DO QUE REFORMAR OS MEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS E CONSTRUIR EM BASES TOTALMENTE MINHAS."

Assim, não tenho o propósito de ensinar aqui o método que cada um deve seguir, para bemconduzir a razão, mas tão-somente fazer ver de que maneira procurei conduzir a minha."

"Se a minha obra, cujo modelo vos apresento aqui, tanto me agradou, isso não quer dizer que queira aconselhar algum a imitá-la."

"O que me levava a tomar a liberdade de trabalhar por mim todos os outros e de pensar que jamais houvera, no mundo, qualquer doutrina que fosse tal como até então metinham levado a esperar."

"TOMANDO A RESOLUÇÃO DE NÃO PROCURAR MAIS OUTRA CIÊNCIA SENÃO A QUE PUDESSE ENCONTRAR EM MIM MESMO, OU ENTÃO NO GRANDE LIVRO DO MUNDO."
René Descartes (1596-1650)


CONSPECTO BIOGRÁFICO

1596 -- A 31 de Março, nasce Descartes, em La Haye em Touraine (após 1802, chamou-se La Haye-Descartes, e, em 1967, juntando-se a uma região vizinha, originou umanova cidade chamada Descartes), pequena aldeia perto de Tours, pelo que Descartes se diz, em carta a Bressel, "nascido nos jardins da Touraine". Como mais tarde dirá, "herda de sua mãe uma tosse seca e cor pálida, que conservei até depois dos vinte anos e que fazia com que todos os médicos que até então me tinham examinado me condenassem a morrer cedo".
Seu pai, Joachim Descartes, filho deum médico, era Conselheiro do Rei no parlamento da Bretanha, e sua mãe, Jeanne Brochard, era filha de um tenente-general do tribunal da primeira instância de Poitiers.
Pelo nascimento, pertencia Descartes a uma família burguesa abastada, católica, com direito à "nobreza de traje", possuidora de várias quintas em Poitou.

1597 -- A 13 de Maio morre sua mãe, ao ter o seu quarto filho,que, 3 dias após o nascimento, morre. Seu pai, passados três anos, volta a casar e fixa-se na Bretanha. Em La Haye, na casa da avó materna, vive Descartes até à idade de dez anos.

1604 -- É fundado por Henrique IV (1553-1610) o Colégio dos Jesuítas de La Flèche. Para este colégio, "uma das mais célebres escolas da Europa" entra Descartes, em 1606. Durante oito anos, estuda, nesse realColégio, como relata na primeira parte do Discurso do Método, línguas e textos antigos, história, eloquência, poesia, matemática, teologia e filosofia. O currículo escolar compreendia três anos de gramática, um ano de humanidade (a história e a poesia eram as matérias fundamentais), um ano de retórica, estudada à base dos discursos de Cícero, e três anos de filosofia, que compreendia estudos delógica, física e metafísica, estudos estes orientados para a teologia e baseados nas doutrinas de Aristóteles interpretadas por Se. Tomás de Aquino, (1225-1274), o expoente máximo da Escolástica medieval. O estudo da matemática, feito com carácter demonstrativo e tendo em vista fundamentalmente as suas aplicações práticas, se bem que dentro do programa da filosofia, estava ligado à física aristotélica. Amoral, que não era ensinada pelo Professor de filosofia, revestia-se de uma "forma mais literária" que filosófica.
Estes oito anos de estudo, ainda que feitos com grande êxito, deixam Descartes insatisfeito e desiludido. "Se bem que cada disciplina comporte um determinado aspecto, a ausência de unidade do conjunto desagrade-lhe, e apenas a matemática satisfaz o seu desejo de verdade",porque, como confessa, satisfá-lo "a evidência da certeza das suas razões".
Da formação cultural clássica, humanista e científica, e da formação moral cristã recebidas em La Flèche, parecia-lhe não ter tirado outro proveito senão o de ter descoberto cada vez mais a sua ignorância". Perturbado por "tantas dúvidas e erros", logo que a idade lhe permite sair da sujeição a seus preceptores,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha Início
  • O Que É Direito?
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha La Cultura De La Pobreza

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS