Resenha

Páginas: 2 (296 palabras) Publicado: 2 de noviembre de 2011
RESENHA CRÍTICA

RIECHELMANN, José Carlos. RIECHELMANN, José Carlos. Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde: Veredas Interdisciplinares em Busca do “Elo Perdido”. In:Angerami-Camon, V.A.(org). Psicologia da Saúde: Veredas Interdisciplinares em Busca do “Elo Perdido”.cap. 5

Resumo da obra:
O livro Psicologia da saúde: Um novo significado para a práticaClínica, organizado pelo autor Valdemar Augusto Angerami, reúne as principais correntes que atuam na área da saúde, reunindo os principais autores no campo da saúde neste trabalho, aprofundandouma reflexão sistematizada e pormenorizada da realidade do homem contemporâneo.
O livro é constituído de vários capítulos, cada uma deles sob a responsabilidade de um autor, traduzindo suaexperiência e fundamentação sobre o a Psicologia da Saúde. Nessa resenha vamos nos deter apenas ao capitulo 5, que trata da Medicina psicossomática e psicologia da Saúde.
O autor abordaque a medicina ocidental moderna nasceu das mãos de um filósofo, no país onde nasceu a filosofia, dizendo que a medicina já nasceu psicossomática, informa também que se olhássemos comatenção para os aforismos de Hipócrates no séc. VI a.c, faz ver que o pai da medicina nunca deixou de considerar as relações entre a lesão corporal, os estados psíquicos e os fatores ambientais.Hoje, a medicina psicossomática e a psicologia da saúde são vanguarda do pensar e do fazer na área da saúde.O autor traz um questionamento para o leitor refletir: Como é que a medicinaque nasceu tão inteiro pode se fragmentar a tal ponto que chega a deixar as propostas integradoras com “sabor de novidade”?
O autor traz algumas considerações a cerca de como e por quechegamos a porta do terceiro milênio com vários elos perdidos, numa situação de fragmentação, desarticulação e descontextualizarão das ciências, profissões e profissionais da saúde.
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha Início
  • O Que É Direito?
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha La Cultura De La Pobreza

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS