Resumo a origem da familia propriedade e estado

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 15 (3703 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 20 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
“A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado” de Friedrich Engels é uma obra que foi publicada em Zurique em 1884.
Esta obra tem relação direta com a história antiga e a história das sociedades primitivas. Inaugurando um debate sobre a história da família que ainda hoje se faz atual.
Partindo de uma concepção materialista, a produção e reprodução da vida imediatasão fatores decisivos da história. Esta é a premissa que o autor reconhece e valoriza nos estudos do antropólogo norteamericano Lewis H. Morgan sobre os laços de parentesco entre as tribos indígenas então localizadas no Estado de Nova York, cujas descobertas, segundo Engels, permitiram restabelecer os traços essenciais do fundamento pré-histórico da história escrita, e ainda visualizar, através dagens iroquesa, organizada de acordo com o direito materno, a forma primitiva que originou as gens posteriores, baseadas no direito paterno, encontradas entre os povos civilizados da Antiguidade, como os gregos, romanos, celtas e germanos.
A Sociedade Antiga, figura então como referência central das reflexões desenvolvidas por Engels , cujo ponto de partida é o pressuposto de que a ordemsocial em que vivem os homens de determinada época ou determinado país está condicionada por duas espécies de produção: pelo grau de desenvolvimento do trabalho, de um lado, e da família, de outro.
O princípio materialista contido na obra de Morgan, segundo Engels, é o que
fundamenta a compreensão de que as fases de desenvolvimento humano
acompanham os progressos obtidos naprodução dos meios de existência, ou seja, as épocas de progresso no desenvolvimento da humanidade coincidem com a ampliação das fontes de existência. Este é o princípio que permite a Morgan estabelecer e classificar, pioneiramente, os estágios pré-históricos de cultura, que
são basicamente três: estado selvagem, barbárie e civilização. Cada se subdivide nas fases inferior, média e superior, deacordo com os progressos obtidos
A)    ESTADO SELVAGEM
1 – Fase inferior
Infância do gênero humano. Os homens permaneciam, ainda, nos bosques tropicais ou subtropicais e viviam, pelo menos parcialmente, nas árvores. Não podemos demonstrar a sua existência baseando-nos em testemunhos diretos. O desenvolvimento da família realiza-se paralelamente, mas não oferece critérios tão conclusivospara a delimitação dos períodos.
2 – Fase média
Começa com o emprego dos peixes, crustáceos, moluscos e outros animais aquáticos na alimentação e com o uso do fogo. Os dois fenômenos são complementares, porque o peixe só pode ser plenamente empregado como alimento graças ao fogo. Com esta nova alimentação, Povos exclusivamente caçadores fizeram-se independentes do clima e da localidade.

3– Fase superior
Com a invenção do arco e da flecha, os animais caçados vêm a ser um alimento regular e a caça uma das ocupações normais e costumeiras. Existem nesta fase já alguns indícios de residência fixa em aldeias e certa habilidade na produção de meios de subsistência.
B)    A BARBÁRIE
1 – Fase inferior
Inicia-se com a introdução da cerâmica. Condições naturais e clima começama fazer diferença. O traço característico do período da barbárie é a domesticação e criação de animais e o cultivo de plantas. O continente oriental, o chamado mundo antigo, tinha quase todos os animais domesticáveis e todos os cereais próprios para o cultivo, exceto um; o continente ocidental, a América, só tinha um mamífero domesticável, a lhama – e, mesmo assim, apenas numa parte do sul – e umsó dos cereais cultiváveis, mas o melhor, o milho. Em virtude dessas condições naturais diferentes, a partir desse momento a população de cada hemisfério desenvolve-se de maneira particular.
2 – Fase média
No Leste (i.e. Oriente, Ásia e Europa), começa com a domesticação de animais; no Oeste, com o cultivo de hortaliças por meio de irrigação e com o emprego do tijolo cru (secado ao...
tracking img