Revolução no jovem marx

Páginas: 9 (2138 palabras) Publicado: 9 de abril de 2011
GÊNESE DA IDÉIA DE REVOLUÇÃO COMUNISTA COMO AUTODETERMINAÇÃO DO PROLETARIADO

1 –

Para abordar o tema da atualidade da teoria da revolução de Marx creio que seja necessário antes mostrar, pelo menos em linhas gerais, o caminho trilhado por Marx até chegar ao comunismo e à idéia de revolução proletária. Esse recuo se faz necessário porque Marx nem sempre foi comunista e sua concepção darevolução sofre constantes alterações ao longo do seu pensamento. No início de sua evolução política as posições de Marx estão marcadas antes por um democratismo radical, que se caracteriza pela defesa da universalidade do Estado contra os interesses privados e pela defesa da liberdade de expressão, por acreditar que cabe aos intelectuais a elevação dos interesses particulares ao interesse universal. Épreciso então entender, em primeiro lugar, como Marx passa da postura democrático radical ao comunismo e, num segundo momento, porque a realização do comunismo é compreendida como auto-emancipação do proletariado. Ao final desse percurso, poderemos fazer algumas observações sumárias sobre a atualidade de sua teoria da revolução.

1a –
A ADESÃO AO COMUNISMO (1842-1844)

- Há um conjunto deartigos de Marx escritos para o jornal Gazeta Renana entre os anos de 1842 e 1843 que permitem compreender a sua passagem ao comunismo. Antes um esclarecimento: a Gazeta Renana era um órgão da burguesia liberal da região do Reno na Alemanha e que tinha em sua direção intelectuais oriundos da pequena burguesia nacional conhecidos como jovens hegelianos de esquerda, por serem adeptos da filosofia deHegel e por atribuíam a ela um sentido crítico diante da realidade histórica presente. O próprio Marx chegou a ser redator-chefe do jornal por seis meses até o início de 1843, antes de ser decretado o seu fechamento pelo Estado prussiano. O alvo comum que unia os jovens hegelianos de esquerda à burguesia liberal era exatamente a oposição ao Estado absolutista da Prússia e a defesa da liberdadepolítica.

Num 1º grupo de artigos que versam Sobre a Liberdade de Imprensa, Sobre a propriedade fundiária, Sobre a representação política dos Estados e Sobre o Comunismo encontramos o Marx democrático radical em estado puro. Aqui ele faz a defesa do Estado como instância racional que deve zelar pelos interesses universais da sociedade e ataca os proprietários privados que tentam instrumentalizar oEstado em seu favor. No artigo sobre a propriedade fundiária, Marx se depara com um caso de roubo de madeira feito por camponeses pobres nas propriedades rurais da região do Reno. A madeira era usada como fonte de aquecimento durante o inverno e por isso um produto valioso. Como os camponeses não tinham como cultivá-la se viam obrigados a roubá-la das grandes propriedades fundiárias para garantirsua sobrevivência. É a primeira vez que Marx se depara com o problema da pobreza e dos trabalhadores. Ele toma posição em defesa dos camponeses e dos seus direitos, mas ainda crê hegelianamente que cabe ao Estado solucionar o conflito. Os direitos dos camponeses, embora legítimos, não devem se impor por si mesmos acima do Estado.
No artigo sobre o comunismo Marx responde a um outro jornal daépoca o Jornal Geral de Augbsurg sobre a acusação de que alguns membros da Gazeta Renana divulgam idéias comunistas ( a referência aqui principalmente a Moses Hess, intelectual bastante influente e que de fato não escondia sua simpatia pelas idéias comunistas vindas da França). Marx mostra certa ambivalência diante da questão, pois se, de um lado, recusa as teorias socialistas, declara que precisariaestudá-las melhor. Concede portanto importância teórica ao socialismo, mas racionalmente se vê obrigado a recusá-lo por desconhecimento de causa.

Esse quadro permanece até abril de 1843, quando então o Estado prussiano publica definitivamente o decreto de interdição da Gazeta Renana por sua campanha de oposição ao governo. A direção do jornal, aceita passivamente a decisão, encerra as...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Direito E Revolução
  • Jovem Werther
  • Marx
  • Marx
  • marx
  • marx
  • marx
  • marx

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS