Romeu e julieta

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 10 (2358 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 28 de septiembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Romeu & Julieta

O livro Romeu & Julieta tem muito haver com o conteúdo que estudamos. A história se passa na Europa, Verona, e testemunha o final da idade Média e o início da idade Moderna. Romeu pertence à família dos Montecchios e Julieta pertence à família dos Capuletos. Essas duas nobres famílias, desde seus princípios, estavam em constante guerra, e sempre quando se encontravam,criavam rivalidades.
Certo dia, Gregório e Sansão estavam caminhando e discutido sobre a tal inimizade. Eles eram criados do Senhor Capuleto e estavam comentando que se caso encontrassem um membro da outra família, partiriam para a briga. O que previam, logo aconteceu, eles encontraram Abraão e Baltazar, dois rivais.
Os rivais eram, por sua vez, criados do Senhor Montecchio e logo queencontraram os dois outros homens começaram a discutir. Passara um tempo os desafios começaram. Eles, então, pegaram as espadas e iniciaram a luta. Benvólio Montecchio tentou apartar a disputa, mas não conseguiu.
Depois disso, Tebaldo Capuleto, para piorar, se intrometeu e causou mais tumulto na praça da cidade. Então os Senhores; Capuleto e Montecchio foram também até lá para entrarem naconfusão. A sorte estava ao lado, pois o Príncipe Escalo conseguiu deter a briga. Romeu neste estante nem imaginava o que podia estar acontecendo, pois ele estava em seu quarto, sofrendo por ter um amor não correspondido por sua amada Rosalina que por muito tempo o rejeitava causando tamanha tristeza.
Após toda a confusão o Senhor Capuleto relatava todo o acontecimento para o conde Páris queera parente do príncipe. Este senhor estava montando um baile de máscaras em que sua filha escolheria o homem de sua vida através de conversas. Páris era um cidadão desejado por Capuleto para Julieta e por isso ele compareceria na grande festa. Ele tentaria a escolher mesmo sem saber quem era ela, e ela tentaria o escolher mesmo não sabendo quem era ele.
A lista de convidados foi passadapara um criado cuja função era convidar todos os escritos nela, mas por detalhe, ele não sabia ler e estava perdido no meio de tantas pessoas sem saber quem era quem. Ele teve a ideia de pedir ajuda para alguém que soubesse ler. Por estranha coincidência esta mesma lista veio parar na mão do jovem Romeu que decifrou os convidados e muito curioso perguntou para o criado qual seria a comemoração. Ocriado sem demoras o explicou sobre a festa e sem saber que ele era membro da família rival o convidou para a grande cerimônia.
Romeu, apesar de muito triste com Rosalina foi convencido por seus amigos de ir para a festa, então ele, Benvólio e Mercúcio partiram para o baile. Mercúcio, assim como o conde Páris possuía parentesco com o príncipe Escalo, sendo, portanto nobre igual ao pajem, noentanto possuía bastante proximidade com os Montecchios.
Ao chegarem à festa eles entram tranquilamente, até Tebaldo perceber a presença de Romeu. Ele, então, pediu a um criado para lhe dar uma espada, mas foi interrompido pelo tio para explicar a razão da tamanha fúria. Ele conversou com o Senhor Capuleto e o alertou sobre tal presença, porém para espanto de todos, o Senhor não manifestouatitudes quanto a isso. Ele justificou falando que Romeu não cometeu nenhuma atitude então não seria correto o expulsar.
Romeu e seus amigos estavam curtindo a festa quando ele percebeu a ilustre presença de Julieta, a bela moça prometida. Os dois trocaram olhares e abraços e por amor à primeira vista, se beijaram repentinamente. Porém tudo aconteceu muito rápido e os dois mal tiveramtempo para conversarem, pois a ama de Julieta logo a chamou, alertando de que sua mãe, Senhora Capuleto, estava a chamando.
Enquanto isso, Romeu aproveitou para conversar com a ama de sua amada e descobriu que Julieta era filha do Senhor Capuleto e que, com isso, ela e sua família eram inimigas dele e da sua família. Com tudo esclarecido Benvólio intervém, alertando sobre a gravidade daquela...
tracking img