Shiiiii

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 14 (3349 palabras )
  • Descarga(s) : 4
  • Publicado : 26 de abril de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, Junho 21, 1839 - Rio de Janeiro, September 29, 1908) foi um escritor brasileiro e um dos grandes contadores de histórias do século XIX. Ele também escreveu poesia e foi um ativo crítico literário além de ser um dos criadores da crônica em Brasil.

Ele fundou a Academia Brasileira de Letras, foi considerado o pai do realismo no Brasil.

Mulato,filho de Francisco José de Assis, pintor e um descendente de escravos alforriados, e de Maria Leopoldina Machado, uma lavadeira Português dos Açores, Machado de Assis passou sua infância no sítio da viúva de um senador do Império, Ladeira Nova do Livramento, onde sua família viveu por dia. Na área da saúde frágil, a epilepsia, a gagueira, pouco se sabe de sua infância e juventude. Ficou muito cedoórfão de mãe e também perdeu a sua irmã menor. Não freqüentou a escola regular, mas em 1851 quando seu pai morreu, sua madrasta Maria Inês, que estava morando em San Cristobal, começou a trabalhar como confeiteiro em uma escola do bairro, e Machadinho, como era chamado, tornou-se vendedor de doces. No colégio teve contato com professores e alunos, e é provável que assistir às aulas quando nãoestava trabalhando.

Mesmo sem acesso a cursos regulares, se empenhou em aprender e, ainda muito jovem, converteu-se num dos maiores intelectuais do país.. Há evidências de que em San Cristobal conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, padeiro, onde deu as primeiras lições de francês, que foi excelente, alcançando em sua juventude traduzir os marítimos novela de Victor Hugo. Eletambém aprendeu Inglês, e traduziu poemas como O Corvo, de Edgar Allan Poe. Posteriormente, estudou alemão, sempre por conta própria.

De origens humildes, Machado de Assis iniciou sua carreira trabalhando em jornais e na imprensa oficial do Rio de Janeiro, onde conheceu o famoso escritor Joaquim Manuel de Macedo. Em 1855, aos quinze anos, foi libertado na literatura com a publicação do poema "Ela"na revista Marmota Fluminense. Continuou a trabalhar intensamente em jornais como repórter, escritor e crítico literário, alcançando o respeito como intelectual antes mesmo de se tornar um grande romancista. Machado conquistou a admiração ea amizade do romancista José de Alencar, escritor-chefe da época.

Em 1864 ele publicou seu primeiro livro, uma coletânea de poemas de crisálida. Em 1869casou-se com o Português Carolina Xavier de Novaes, irmã do poeta Faustino Xavier de Novaes e quatro anos mais velha que ele. Em 1873 ingressou no Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, como primeiro-oficial. Posteriormente ascenderia na carreira funcionarial e se aposentaria no cargo de diretor do Ministério de Transportes e Obras Públicas.

Ser capaz de exercer um maior conforto deuma carreira literária, escreveu vários livros de uma romântica. Ela é chamada a primeira fase de sua carreira, que inclui as seguintes obras: Ressurreição (1872), A Mão ea Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878) bem como as recopilações de contos Contos Fluminenses (1870), Histórias da Meia Noite (1873) as coleções de poemas Crisálidas (1864), Falenas (1870), Americanas (1875), e asobras teatrais Os Deuses de Casaca (1866), O Protocolo (1863), Queda que as Mulheres têm para os Tolos (1861) e Quase Ministro (1864).

Em 1881 ele finalmente abandonou o romantismo da primeira fase da sua obra e publicou Memórias Póstumas de Brás Cubas, que marca o início do realismo no Brasil. O livro, extremamente atrevido, está narrado por um difunto, e começa com uma dedicatória inusitada: "Aoverme que primeiro roeu as frias carnes de meu cadáver dedico com sentido recordo estas memórias póstumas". Tanto Memórias Póstumas de Brás Cubas e outras obras de sua segunda fase vão muito além dos limites do realismo, embora seja normalmente classificados neste movimento. Machado, como todos os escritores de gênio, para além dos limites de todas as escolas, criando uma obra única.

Na...
tracking img