Sociedade - origem, característica e finalidade

Páginas: 4 (754 palabras) Publicado: 12 de septiembre de 2010
Teoria Geral do Estado
Sociedade
Origem da Sociedade Moderna

Existem duas teorias que buscam explicar a origem da sociedade. Uma afirma que a sociedade é fruto de um impulso associativo natural,a outra afirma que é fruto de um contrato firmado entre os homens.

a) Sociedade Natural: sociedade é fruto da própria natureza humana, inerente ao próprio homem.
1) Aristóteles: “o homem é umanimal político”

2) Cícero: “a primeira causa de agregação de uns homens a outros é menos sua debilidade do que certo instinto de sociabilidade em todos inatos; a espécie humana não nasceu para oisolamento e para a vida errante, mas com uma disposição que, mesmo na abundância de todos os bens, a leva a procurar o apoio comum”.

3) Santo Tomás de Aquino: “o homem é, por natureza, animal social epolítico, vivendo em multidão, ainda mais que todos os outros animais, o que se evidencia pela natural necessidade” – “vida solidária é exceção, que se enquadra em três hipóteses: excellentia naturae(indivíduo notadamente virtuoso, que vive em comunhão com a própria individualidade), corruptio naturae (casos de anomalia mental), mala fortuna (acidente tipo naufrágio)”.

Teoria natural é a maisaceita, desde primórdios o homem sempre viveu em agrupamentos, nunca isolados, nunca se verificou a guerra de todos contra todos, mas sim de um grupo contra o outro.

b) Contratualismo: diversasteorias tentam explicar, do ponto de vista contratual a sociedade, o ponto comum é a negativa do impulso natural afirmando que só a vontade humana justifica a existência da sociedade, o que vem a terinfluência primordial na organização social, poder social e no relacionamento dos indivíduos com a sociedade.
1) Platão (A República) Thomas Moore (Utopia), Tommaso Campanella (A cidade do sol):descrevem sociedades isentas de males e das deficiências, imaginando-se uma organização ideal.

2) Thomas Hobbes (Leviatã): “o homem vive em estado de natureza (isolado) o que gera um temor de todos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Caracteristicas de las sociedades
  • Caracteristicas De Las Sociedades
  • Sociedades y sus caracteristicas
  • Caracteristicas De Sociedades
  • Características de las sociedades recolectoras y colectoras
  • Caracteristicas De Las Sociedades Capitalistas
  • Las Sociedades Mixtas Y Sus Caracteristicas
  • CLASES DE SOCIEDADES DE PERSONAS Y SUS CARACTERISTICAS

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS