Stjephan

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1974 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 4 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
ANÁLISE DE CICLO DE VIDA DA PILHA ALCALINA

Claudenir da Silva
Prof. Anadir Elenir Pradi Vendruscolo
Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ
Engenharia Elétrica – Gestão Ambiental
Dezembro 2009

RESUMO

A Análise do Ciclo de Vida é o estudo dos aspectos ambientais e dos impactos causados desde a retirada de matéria prima até o momento do descarte do produto. Técnica estaconhecida também como análise do “berço ao túmulo”. Este estudo demonstra os principais impactos na produção de pilhas alcalinas (Zinco – Manganês), através de uma análise simplificada do ciclo de vida, dando ênfase a retirada de matéria prima, produção e descarte. Chegando a conclusão de que cada dia mais as populações exigem medidas para que o meio ambiente não seja agredido brutalmente como vinhaacontecendo à décadas.

Palavras-chave: ACV; Pilhas; Zinco, Manganês.

1 INTRODUÇÃO

As pilhas elétricas foram idealizadas por Alessandro Volta em 1800. A pilha de Volta, nada mais é que a sobreposição de discos de cobre e zinco, separados por material poroso, embebido em solução acidulada (ácido sulfúrico). Estes discos são dispostos dois a dois, sempre na mesma ordem. Volta notou que entre odisco superior e o disco inferior havia uma d.d.p. (diferença de potêncial) que originava fenômenos elétricos. Assim sendo, este foi o ponto de partida para a construção de pilhas elétricas, que nada mais são que geradores químicos, ou seja, transforma energia química em energia elétrica.

2 METAS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA

A política macroeconômica, como toda política possui metas a serematingidas. Dentre essas metas temos: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição da renda e crescimento econômico.

O alto nível de emprego é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos permaneçam nas prateleiras. Logo, se não há procura de produtos,a produção diminui e conseqüentemente o lucro também. Assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta.

Um fator que influi na estabilidade dos preços é a tão famosa inflação. É ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços. Contudo, aceita-se que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de umasociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços.

Enquanto que países em desenvolvimento enfocam a análise da inflação, os industrializados preocupam-se com o problema do desemprego.

A distribuição justa de renda também é meta da macroeconomia, tanto em relação ao nível pessoal quanto ao nível regional. Observa-se que a cada diaessa disparidade aumenta, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres. Mas, Garcia e Vasconcellos (2002, p. 86) apontam que “[...] a renda de todas as classes aumentou. O problema é que, embora o pobre tenha ficado menos pobre, o rico ficou relativamente mais rico [...]”.

Interessante é observar que o rico jamais perde, ao contrário, sua riqueza só aumenta. Talvez estáaí a forma de igualar a distribuição da renda, diminuindo daqueles que têm demasiadamente.

Quanto ao crescimento econômico têm-se dúvidas em relação a sua importância como meta principal da política econômica. Tudo porque o crescimento econômico oferta à coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços maior que o crescimento populacional.

Juntamente com esse processo surgem novasindústrias, que trazem consigo poluição – piorando a qualidade do meio ambiente – , aumento de renda – cuja redistribuição é em prol dos mais ricos da população.

Esse progresso econômico visa estimular a atividade produtiva a fim de aumentar o produto nacional, fato que ocorre quando existe desemprego e capacidade ociosa.
3 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA

Para atingir as metas...
tracking img