Tec comunic personal

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 10 (2446 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 12 de febrero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Pós-Graduação em Marketing Management

Técnicas de Comunicação Pessoal

Alexandre Manuel Rodrigues Beites

Nov 2011

Índice

I Apresentação II Introdução III Considerações Prévias da Apresentação IV Estrutura da Apresentação 1.1. Abertura 1.2. Introdução 1.3. Mensagem 1.3.1. Tópico 1 1.3.2. Tópico 2 1.3.3. Tópico 3 1.4. Síntese 1.5. Fecho V Conclusão VI Bibliografia

I ApresentaçãoEnquadrado na avaliação à disciplina de Técnicas de Comunicação Pessoal pela EGP, o presente trabalho sistematiza uma apresentação a realizar-se na Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Informática. O Prof. Pedro Rangel Henriques, arguente da minha dissertação de mestrado sobre comunicação museológica defendida em Setembro último, convidou-me a pensar numa apresentação sobre asespecificidades da comunicação museológica para o Mestrado de Engenharia Informática (UCE30-EL, Engenharia de Linguagens). O objectivo será dotar os alunos dos conhecimentos básicos necessários à realização de um projecto de Museu Virtual, existindo exactamente 3 grandes objectivos que passo a citar: - arquivar o espólio do museu; - gerar automaticamente os espaços de aprendizagem na forma de salas deexposição do museu; - guiar as visitas recebendo delas informação. Aproveitando esta ocasião sistematizei a minha apresentação de acordo com as metodologias apreendidas na disciplina, que passo a expor. Procurando aplicar e potenciar os novos conhecimentos adquiridos nas aulas de Técnicas de Comunicação Pessoal, esta será uma excelente oportunidade para dar seguimento a essas competências.

IIIntrodução A apresentação foi programada tendo em conta três grandes objectivos: gerar motivação na audiência, assegurar capacidade de engagement e potenciar o espírito crítico sobre conteúdos. A motivação de um Engenheiro Informático para um assunto das ciências sociais é fraca por defeito. Para contrariar essa realidade expectável sublinhou-se a missão do mestrado em integrar técnicas de IT com acomunicação própria de um museu; tudo o que envolve esse processo de integração de competências e incentivou-se o valor da multidisciplinaridade e dos conhecimentos transversais. A outro nível recorreu-se ao lançamento de perguntas abertas e de diagnóstico para audiência, visando aceder aos conhecimentos e percepções que esta tem sobre diferentes temas e ainda, garantindo um envolvimento(engagement) de todos na comunicação. Por fim, permitir a construção de um diálogo com a audiência, no qual esta dá a conhecer as suas soluções e alternativas para os desafios que colocam a construção de um museu virtual. Dar tempo para a manifestação pessoal e de grupo de ideias é o primeiro passo para a sensibilização que este mestrado tem uma forte carga conceptual, que extravasa meras consideraçõestécnicas.

III Considerações Prévias da Apresentação

O valor de estruturação prévia de ideias é significativo, mas também é assegurar-se das condições à comunicação que estarão disponíveis. Assim, há que criar uma lista de verificação, que consubstancia todos os recursos e condições à acção de comunicar. De seguida apresenta-se essa mesma lista: Local: Universidade do Minho – Departamento deinformática – sala de aulas; tenho acesso a parque de estacionamento (convidado) Condições – ligação wireless a um sistema de projecção com uma tela incorporada, colunas de som disponíveis, um white-board Acesso – haverá a possibilidade de meia-hora antes da apresentação fazerem-se testes de luz, de som e demais considerações técnicas Auditório – serão entre 15 a 20 elementos presentes Tempo previsto– 3 horas (180 minutos)

IV Estrutura da Apresentação

Haverá uma lógica de construção por desenvolvimento, que é coincidente como plano do mestrado a que esta audiência está associada.

1. ABERTURA (5 minutos)

CONTEÚDO 1.1.: apresentação pessoal: percurso e perfil FERRAMENTA: (1) comunicação verbal OBJECTIVO: dar a conhecer sucintamente o percurso académico e profissional que fiz e...
tracking img