Tecnologia Na Educação

Páginas: 19 (4509 palabras) Publicado: 4 de diciembre de 2012
[pic]

































Rogério da Silva Andrade - Organizador


Glória do Goitá – PE


Dezembro de 2005







































Mais do que "aprender sobre as outras culturas e a relação entre si", a aprendizagem intercultural é uma aprendizagem sobre nós próprios ea forma como funcionamos perante o diferente, o desconhecido e o ambíguo.






ÍNDICE

APRESENTAÇÃO 4
1. ANTECEDENTES 5
2. A VIAGEM AO BRASIL 6
3. RESULTADOS OBTIDOS COM O INTERCÂMBIO EDUCACIONAL 6
4. O MUNICÍPIO DE GLÓRIA DO GOITÁ 7
5. ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA 7
6. JUSTIFICATIVA 8
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
8. OBJETIVOS 10
9. TABELA DOS PARTICIPANTES DO INTERCÂMBIO 1210. RESULTADOS ESPERADOS 12
11. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA Dr. GORDON HIGGINS 14
12. AVALIAÇÃO 15
13. PRINCIPAIS PARCEIROS 15
14. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 16
15. ORÇAMENTO FÍSICO FINANCEIRO 16
16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
17. ANEXOS 18




APRESENTAÇÃO


O Intercâmbio Educacional Amigos Sem Fronteiras é o resultado de uma articulação entre professores eestudantes da Escola Dr. Gordon Higgins em Calgary, Canadá, juntamente com professores e estudantes da Escola Municipal Santa Rita em Glória do Goitá, Pernambuco, iniciado em dezembro de 2004.

Tendo em vista a realização do intercâmbio educacional, ocorrido no período de 10 a 23 de agosto de 2005, a comunidade da Escola Municipal da Santa Rita recebeu um grupo de 26 canadenses, sendo 18estudantes do Ensino Fundamental, acompanhados de 4 professores e 4 pais dos estudantes.

O objetivo agora é dar continuidade a este trabalho, favorecendo a possibilidade de enviar 17 jovens estudantes da Escola Municipal Santa Rita, além de 6 professores e 1 pai representante da comunidade escolar à cidade de Calgary, no Canadá. A viagem está prevista para setembro de 2006 e coincide com o início doano letivo no Canadá.

Este projeto pretende abrir portas a novas oportunidades de interação com professores e estudantes canadenses na Escola Dr. Gordon Higgins, bem como promover uma valiosa e enriquecedora experiência para os professores e os estudantes brasileiros, proporcionando a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, o contato com diferentes estratégias de ensino-aprendizagem e,mais importante, a rica troca cultural entre os dois povos americanos.


O projeto tem como princípios básicos: educação, aprendizagem intercultural, cooperação, diversidade, respeito e cidadania mundial. Além de promover a aprendizagem intercultural mediante o intercâmbio de idéias e conhecimentos e o diálogo, este projeto intenta proporcionar os conhecimentos e as habilidades necessárias,bem como atitudes que capacitem os professores e estudantes para uma convivência aberta, democrática e solidária, e lhes permitam colaborar na construção de um mundo com mais justiça e paz.

Através deste projeto, professores e estudantes brasileiros trabalharão em conjunto com professores e estudantes canadenses, vivenciando o seu cotidiano escolar e realizando uma série de atividades que irãopromover a cultura de ambos os países mediante apresentações culturais, dramatizações, exposições, aulas e oficinas.

As atividades pedagógicas permitirão o desenvolvimento da aprendizagem intercultural em grupo e visam desenvolver nos alunos e professores uma consciência internacional como ferramenta para adotar a formação educativa necessária para intervir em um mundo culturalmente diverso,levando-os a refletir sobre os problemas sociais atuais e a encontrar vias de os tentar superar, através da conscientização, reflexão e intervenção ativa.

Este intercâmbio educacional propiciará respostas verdadeiras aos quatro pilares da educação para o século XXI, mais precisamente para "Aprender a Viver Juntos". Assim, a convivência com a comunidade escolar de acolhimento contribuirá de forma...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Momentos da psicologia na educação
  • Mediação Pedagógica Na Educação A Distância
  • Na na na na
  • Reflexão sobre ética na educação escolar
  • A Importância Da Interculturalidade Para As Relações Étnico-Raciais Na Educação E A Importância Da Existência...
  • Na Na Na
  • Na Na Na
  • Na na na

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS