Momentos da psicologia na educação

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (344 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 2 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
A Psicologia e a educação são parte fundamental no desenvolvimento de qualquer individuo que faz parte de uma escolarização, ambas ciências ajudam na formação dos estudantes, tanto a psicologianecessita da educação por suas contribuições de estudo que se pretende apreender, e a educação da psicologia necessita de suas contribuições sobre o estudo dos comportamentos humanos para assim poderrelacionar o estado emocional com suas aprendizagens.
A relação entre Psicologia e Educação surge com o nascimento da ciência psicológica sendo compreendida em quatro momentos distintos os quaisexplicarei a continuação.
1º. Na primeira época (1880-1920) se caracteriza pela preocupação do estudo das diferenças individuais e da administração de testes úteis para o diagnóstico e tratamento das criançasproblemáticas, de modo que nas suas origens a psicologia educativa aparece fortemente ligada a educação especial.
2º. No segundo momento (1920-1955) o impacto do movimento de saúde mental promovea proliferação de serviços psicológicos para tratar os problemas infantis dentro e fora da escola e divulga a idéia da psicologia escolar, não limitada ao diagnóstico e tratamento dos problemas deaprendizagem escolar, também se ocupava dos aspectos emocionais, afetivos e sociais do aluno.
3º. A terceira fase (1955- 1970) começa a se considerar a necessidade de formar a os professores nosavances do conhecimento psicológico e em sua integração na metodologia didática, se pensa no psicólogo como o profissional que atue de ponte entre o conhecimento psicológico e a prática escolar.
4º. Apartir de 1970 se inicia a procura de modelos alternativos baseados nas teoria cognitivas, sistêmicas, organizacionais, ecológicas, tentando dar um giro ao esquema tradicional de atenção individualizadaaos casos problemáticos, relevando a importância do contexto, tanto instrucional como social
No inicio dos anos oitenta marca o passo de uma psicologia educativa relacionada a modelos clínicos e de...
tracking img