Texto Curto- Teatro Infantil

Páginas: 10 (2351 palabras) Publicado: 2 de agosto de 2012
João e o Gibizinho

Mãe e filho trabalhavam numa barraca de feira. O filho, um menino chamado João, não estudava porque não tinha tempo de ir à escola. Além de ajudar a mãe na barraca de feira, ele ainda ajudava a cuidar de seu irmão ainda bebê.

Sua mãe, Dona Maria, não tinha muita paciência com João. Ele não levava muito jeito pra cuidar de um bebê e ainda na feira vivia catando os jornaise revistas velhas para tentar ler alguma coisa. Sua mãe logo se irritava e mandava-o tirar essas idéias de aprender a ler e estudar da cabeça. “Pois a vida é dura, e não é fácil conseguir o pão de cada dia”, repetia sempre Dona Maria.

Certa vez, quando João estava sozinho, passou uma senhora em sua barraca. Começou a perguntar se João estudava, há quanto tempo trabalhava e uma porção de outrasperguntas. Depois falou para João sobre os direitos dele e isso e aquilo... João não entendeu “bulufas” e achou aquela senhora meio maluca. Mas ela entregou uma revistinha em quadrinhos com desenhos coloridos para ele. Foi aí que João se interessou em descobrir que dadano havia escrito naquele gibizinho que a senhora falava de direto da criança. “E criança lá tem direito de alguma coisa?” PensavaJoão. João perguntou a sua mãe sobre esse tal direito da criança e sua mãe logo lhe explicou: “o direito da criança é o direito de obedecer à sua mãe!” João, que não havia mostrado a sua mãe o gibizinho, e que mesmo que mostrasse sua mãe também não sabia ler, resolveu dar uma fugidinha da feira pra ir atrás de sua amiga Alice, que estudava, sabia ler e até óculos ela usava de tão sabida! QuandoJoão entregou o gibizinho para Alice ela também ficou curiosa, pois também não sabia desse tal de direito. Os dois se sentaram na calçada e Alice começou a ler o gibi, um pouco atrapalhada, mas João se encantava com a forma que ela conseguia ler aquele gibi. E foi aí que os dois descobriram que crianças também tem direitos! Até um bebê tem seus direitos! Os dois não acreditavam no que estavamlendo!

Agora João ia ter que falar com sua mãe sobre esses direitos. Como ele ia explicar esse assunto a sua mãe? João sabia, que como ele, ela não ia entender. E se ele fosse falar o que tinha escrito no gibi, ela não ia acreditar. Foi então que João ficou atento a procura daquela senhora que lhe entregou o bendito gibi! Ora, essa senhora podia ajudar a explicar o assunto a sua mãe e achar umasolução para que João pudesse ir à escola, a mesma que Alice estudava! Seria um sonho pra o João! Mas senhora sumiu... Passou um dia, dois, três, uma semana, um mês e nada da senhora. João já tinha esquecido o assunto quando chegou à mesma senhora perguntando do preço da maça! Os dois se olharam e a senhora logo perguntou: “mas o menino João continua trabalhando?” Os olhos de João brilharam deemoção! Ele contou tudo a senhora e pediu pra que ela o ajudasse. A senhora muito sábia, vivida e calma não hesitou em ajudar o João. Foi conversar com sua mãe, explicou tudo com bastante paciência. Contou a ela, que se João estudasse, ele ia ter uma vida melhor no futuro, e que quem sabe até poderia ajudar a ela, sua mãe! Contou de outros benefícios para João e para família. Disse saber da dificuldadede não ter com quem deixar o bebezinho, irmão mais novo do João, para trabalhar. Mas, que amigos e vizinhos, compreendendo a situação... Pode ser a solução! Afinal, uma mão lava a outra, um ajuda o outro! “Que tal se Dona Maria desse algumas frutas a sua vizinha para que cuidasse de seu filho enquanto ela tava na feira?” Que boa idéia essa senhora teve.

João finalmente foi para escola com suaamiga Alice. Os vizinhos nunca tinham visto o João tão feliz! Parecia mesmo “um pinto no lixo” como se diz por aí! Na escola ele não parava de perguntar querendo saber de tudo! Quanto mais ele aprendia, mais ele queria aprender! E sua mãe criou um orgulho só de seu filho João! Saia por aí dizendo que ele ia crescer e ser Doutor! João não sabia se ia ser Doutor de alguma coisa, mas sabia sim que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Teatro infantil
  • Teatro infantil
  • Teatro Infantil
  • Teatro infantil
  • teatro infantil
  • Texto Del Teatro
  • Teatro y texto
  • Obra de teatro infantil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS