Uma Discussão Sobre A Ética Na Guerra

Páginas: 24 (5756 palabras) Publicado: 21 de octubre de 2012
UMA DISCUSSÃO SOBRE A ÉTICA NA GUERRA

CAMILA MELLO AYRES CHUFALO

BAURU
2012
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem como objetivo discutir a ética na guerra e foi baseado na troca de correspondências entre Einstein e Freud.
Em 1931, o Comitê Permanente para a Literatura e as Artes da Liga das Naçõesorientou o Instituto Internacional para Cooperação Intelectual a promover cartas entre intelectuais de renome, a respeito de assuntos do interesses comuns à Liga das Nações. 
Então Einstein procura Freud e o questiona algo que parece ser o mais urgente de todos os problemas que a civilização tem de enfrentar: se há alguma forma de livrar a humanidade da ameaça da guerra. E chegou a declarar que Freud- por ser o criador da teoria, um estudioso do psiquismo humano e conhecedor da vida instintiva do homem - poderia elucidar e sugerir métodos educacionais que demarcassem caminhos e ações que resolveriam o problema, a ponto de tornar impossível qualquer conflito armado. Ele desejava saber como seria possível, a ausência da guerra e a paz mundial à luz da Psicanálise. Antecipando-se à resposta deFreud, ele afirma que as guerras ocorrem devido às questões políticas, psicológicas, sociais, culturais e econômicas, explanando-as a partir das seguintes idéias:
- pela ausência de um organismo internacional poderoso e parcial que congregasse as nações que se submeteriam às decisões legislativas e judiciárias julgadas por ele em nome da paz e do bem comum; 
- pelo desmedido desejo de poder dosgovernantes; 
- pela ganância dos grupos econômicos, principalmente os da indústria bélica, que encontram na guerra a chance de expandir negócios e autoridade; 
- pelo poder de controle das classes dominantes que utilizam a imprensa, as escolas e a Igreja a seu serviço; 
- por um sentimento de ódio e desejo de destruição que o homem traz dentro de si que opera de várias formas e em diversascircunstâncias, tais como: guerras civis, intolerância religiosa, nas questões sociais, nas perseguições das minorias sociais e etc.
Habilmente, Freud se desvencilhou da responsabilidade de propor medidas práticas e endossando o que fora colocado por Einstein, anunciou que seguiria seu rastro, ampliando-o com seus conhecimentos ou conjecturas psicanalíticas. Responde a questão a partir de duas dassuas inúmeras teorizações sobre a subjetividade humana:
- a violência humana é inerente à condição biológica do homem, manifesta-se em todos os conflitos de relação a partir do processo mais remoto de socialização; 
- o homem é mobilizado por dois instintos ou pulsões, cujas atividades são opostas entre si: a pulsão construtiva ou erótica e a pulsão destrutiva ou de morte.
O conteúdo da cartaserá mais explicitado no desenvolvimento do trabalho e todas as minhas opiniões, objeções e conclusões estarão envolvidas no meio dessa correspondência, melhor destacadas em itálico.
Este trabalho também é baseado no texto “Ética e Violência” de Marilena Chaui. Segundo ela, a ética procura definir, antes de mais nada, a figura do agente ético e de suas ações e o conjunto de noções (ou valores) quebalizam o campo de uma ação que se considere ética. O agente ético é pensado como sujeito ético, isto é, como um ser racional e consciente que sabe o que faz, como um ser livre que decide e escolhe o que faz, e como um ser responsável que responde pelo que faz. A ação ética é balizada pelas idéias de bom e mau, justo e injusto, virtude e vício, isto é, por valores cujo conteúdo pode variar de umasociedade para outra ou na história de uma mesma sociedade, mas que propõem sempre uma diferença intrínseca entre condutas, segundo o bem, o justo e o virtuoso. Assim, uma ação só será ética se for consciente, livre e responsável e só será virtuosa se for realizada em conformidade com o bom e o justo.

DESENVOLVIMENTO:

Em sua carta, Einstein coloca quatro questões em jogo e mostra o seu...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ensayo sobre la ética en la ii guerra mundial
  • Ética Na Atuação Profissional
  • Etica Y Guerra
  • sobre la guerra
  • sobre la guerra
  • Reflexão sobre ética na educação escolar
  • Sobre La Etica
  • Sobre Etica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS