A Medicina E O Médico

Páginas: 856 (213903 palabras) Publicado: 23 de diciembre de 2012
Luiz Salvador de Miranda-Sá Jr.









Ars
Curandi

1. A Medicina e o Médico



































Prefácio
Este livro foi gestado quando os alunos dos curso médico do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul reivindicaram uma matéria preparatória para o estudo da Medicina. Uma PropedêuticaMédica, em toda extensão do significado deste termo. Pretendiam noções de humanidades e de ciências humanas e sociais que os preparassem para atuam melhor como médicos.
Por motivos administrativos e políticos não apareceu conveniente aos colegiados do Centro criar uma disciplinas nova com aquela finalidade. O colegiado do curso introduziu a disciplina Saúde Mental, sob a regência deste autor, paralecionar a matéria em dois semestres do primeiro ano. Como não havia bibliografia própria para trabalhar esse conteúdo, o autor preparou alguns ponto de aula, que foram sendo aperfeiçoados à medida em eram lecionados. O programa versava sobre os fundamentos sociológicos, históricos, econômicos, políticos, científicos e antropológicos da Medicina. Cada um destes pontos constituiu um módulo do trabalho.Com a aposentadoria do autor, o trabalho foi deixado de lado por algum tempo.
A necessidade e a oportunidade de retomá-lo surgiu quando o Conselho Federal de Medicina o incumbiu de preparar um pequeno ensaio sobre a Ato Médico. Fez-se, então, um resumo de alguns destes módulos. Esse resumo está sendo desenvolvido aqui neste trabalho.1. A Medicina e o Médico

O operário faz a coisa e a coisa faz o operário.
Vinicius de Moraes
Introdução
Médico e Medicina são categorias cognitivas e elementos da realidade social intercomplementares, interativos e inseparáveis. Pois é impossível falar e, sequer pensar, nos médicos sem considerar a Medicina ou mencionar a Medicina sem incluir nela os médicos.Insista-se que interdependência completa e absoluta destas duas palavras, destas duas idéias e destes dois fenômenos reais se revela no fato de não poder existir Medicina sem médico, nem médico sem Medicina. Parafraseando o poeta epigrafado, pode-se dizer que o médico faz a Medicina enquanto a Medicina faz o médico; e esta intercomplementaridade os torna inseparáveis. Pois a Medicina é uma abstraçãoque só existe realmente porque se materializa na atividade profissional dos médicos. Só se realiza deste modo. Por isto, percebe-se ser completamente inútil tentar separar estes dois termos, estas duas idéias e estas duas coisas que estas duas palavras e estas duas idéias representam. No interior do conceito de Medicina se abrigam ao menos três significações diferentes, mas complementares:
- aMedicina, profissão dos médicos,
- a Medicina, instituição social e
- a Medicina, conhecimento científico e tecnologia médica.
Conhecimento científico sobre as enfermidades, os enfermos e outros conceitos e fenômenos afins e suas aplicações tecnológicas.
A evolução da técnica médica (atividade útil de caráter médico baseada no conhecimento comum, ainda que experimentado e refletido)transformado em tecnologia médica (aplicação de conhecimento verificado em Medicina) representou uma imensa avanço qualitativo para o aperfeiçoamento do exercício da Medicina e para a saúde da população. Não apenas as ciências médicas, mas toda atividade tecno-social de assistência médica refletiram este avanço criando as condições necessárias para que ele se acelerasse e ampliasse.
Este trabalho estádirigido para apreciar o primeiro momento desta tríade de conceitos a atividades que formam a Medicina. A profissão médica, profissão dos médicos, modalidade de atividade social laboriosamente edificada ao longo de séculos para servir à humanidade em seus muitos afazeres. Mas especialmente na tarefa de diagnosticar enfermidades e tratar enfermos. Ainda que não possa nem deva deixar de lado as...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cronología De La Medicina Y De La Tecnología Médica
  • Competencias Del Medico De Medicina Ocupacional
  • El Médico Que Solo Medicina Sabe
  • Del pluralismo medico a la profesionalización de la medicina
  • Diez médicos notables de la medicina peruana
  • Fundación del Departamento de Psicología Médica en la Facultad de Medicina UNAM
  • Los Médicos Especialistas Pueden Ejercer La Medicina Liberal
  • El buen medico e breve reseña de medicina legal

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS