A testemunha

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (596 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
NOME: Vinícius Valadares Ribeiro
MATRÍCULA: 2011001000
EMAIL: vinivaladares@hotmail.com

“A TESTEMUNHA”

O filme “A Testemunha” acontece em torno de um crime. No filme também é representadoduas sociedades distintas, a inglesa (complexa) e a amish (simples). O filme interliga, e também apresenta um paralelo entre as duas diferentes sociedades. A interligação se deve ao fato de um garotoamish ter sido testemunha ocular de um crime acontecido na sociedade inglesa, enquanto o paralelo fica por conta das diferenças entre as sociedades mostradas durante o filme.
Durkheim define crime comoum fato social normal e presente em todas as sociedades. No filme fica evidente tal definição, ao ser retratado que os autores do crime eram policiais, que deveriam ser os responsáveis por evitarcrimes. Essa contradição, de policias criminosos, deixa claro que o crime é um fato social completamente normal, e não patológico. Durkheim define fato social, em seu livro, “As Regras do MétodoSociológico”, como: “ É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior;”. No filme essa coerção fica evidente devido ao fato de um antigo parceiro(Paul Schaeffer) do protagonista (John Book), e agora seu chefe na polícia, ser um dos envolvidos no crime. Durante o filme, o protagonista, demonstra admiração e respeito pelo antigo parceiro,afirmando ter aprendido com ele a ser um policial honesto, portanto Paul Schaeffer foi corrompido pela sociedade.
Para Durkheim, as sociedades primitivas eram aquelas que a consciência coletiva estavadesenvolvida de modo absoluto, sendo que os indivíduos destas representam os mesmos valores e as mesmas representações coletivas. O trabalho era basicamente diferenciado apenas pelo sexo. Emcontrapartida, as sociedades modernas para Durkheim eram as que apresentavam diferenciação social e a predominância da consciência individual sobre a coletiva. Isso também é muito claro no filme. Quando John...
tracking img