O Educomunicador Depois De Kaplun

Páginas: 21 (5111 palabras) Publicado: 16 de octubre de 2012
O EDUCOMUNICADOR DEPOIS DE KAPLÚN#
Fábio Rogério NEPOMUCENO#
Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

RESUMO


Há alguns cursos informais e formais, inclusive em nível de graduação, sobre educomunicação. Imaginamos que estes cursos formarão ou capacitarão educomunicadores. Mas o que é um educomunicador? Voltaremos à primeira definição de educomunicador, proposta por Mario Kaplún em suaobra O Comunicador Popular, afim de compará-la com a atualização da definição, feita pelo Professor Ismar de Oliveira Soares. O campo chamado educomunicação, na interface entre educação e comunicação, foi identificado a partir de estudos do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/ USP, e recebeu este nome porque Kaplún denominou os atores desta área como educomunicadores. Tentando entender qual éhoje a efetiva prática deste profissional ou deste ativista proponho analisarmos os perfis de alguns educomunicadores atuantes.

PALAVRAS-CHAVE: educomunicação; educomunicador; kaplun; perfil.

O EDUCOMUNICADOR DEPOIS DE KAPLÚN
Há um outro tipo de comunicação possível. Há um outro tipo de educação possível. O que há de errado com o que temos? Há realmente motivo para querer fazer diferente?Existiu e existe quem reclame urgência e até há que busque unir Educação e Comunicação. Como disse Paulo Freire (1985, p. 46), “Educação é comunicação”.

Pensando nos instrumentos contemporâneos de comunicação, nossa referência primeira é Célestin Freinet#, na França, ainda na década de 20 do século XX. Freinet usou o que havia de mais moderno na sua época, o limógrafo, tipo de impressora,junto com ideias originais como a aula-passeio, uso de correspondências entre escolas, entrevistas, auto-avaliação, as fichas de estudo e mais para desenvolver uma pedagogia de projetos, ainda hoje considerada inovadora. Inspirado em Freinet, e pensando a partir da prática de jornalismo comunitário de sua época, o professor, jornalista e radialista Mario Kaplún (1923-1998) escreveu sobre este outrotipo de comunicação educativa. E ele chamou aqueles que a praticam de educomunicadores.

O termo “educomunicadores” aparece sem destaque no livro Una Pedagogia de La Comunicación (1998, p. 88 e outras). Mas esse livro é uma atualização de El Comunicador Popular (1985). Em ambos, Kaplún descreve esse ator social (o educomunicador) detalhando sua atuação, mas no livro mais antigo ele é chamadoapenas de “facilitador”. Nenhum dos livros de Kaplún foi editado em português, mas o Coletivo de Comunicadores Populares# está traduzindo O Comunicador Popular: fato bem de acordo com o tipo de iniciativa que Kaplún tinha e incentivava, de acesso ao conhecimento.

Claro está que Kaplún não inventou o educomunicador. Talvez tenha inventado o neologismo. A rigor, Freinet já era um. Mas o próprio Kaplúnera um educomunicador e, nas duas obras citadas, explica a prática que ele viu e ajudou a construir.

É a reflexão de Kaplún sobre sua prática que estamos visitando e que buscamosto comparar com a atualização proposta pelo professor Ismar de Oliveira Soares (SOARES, 2011). Além disso, busca-se fazer referência a alguns educomunicadores atuantes hoje em dia.
Pesquisa temática coordenada peloNCE e financiada pela FAPESP, entre os anos de 1997 a 1999, denominada de “A Inter-relação Comunicação e Educação no Âmbito da Cultura Latino-Americana” (O Perfil dos Pesquisadores e Especialistas na Área), confirmou exatamente o surgimento de um novo campo do saber: a inter-relação Comunicação-Educação, também conhecida como Educomunicação. (MELO, 1999).

Esse novo campo foi chamado deeducomunicação por causa do termo “educomunicador” inventado por Kaplún. Depois de Kaplún, também Jesús Martín-Barbero e a UNESCO usaram o termo educomunicação, mas no sentido de leitura crítica das mídias. Posteriormente, pesquisas do NCE/ECA/USP atribuíram sentido mais amplo ao termo, chegando ao significado atual desse campo.

A ênfase da educomunicação não é o uso das mídias, mas o foco no processo...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • kaplun
  • ensayo de kaplun
  • Mrio kaplun
  • Kaplun
  • Mario Kaplun
  • Mario kaplun
  • Simposio Kaplun
  • Procesos comuncativos y canales de comunicacion, mario kaplun

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS