O movimento futurista

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (419 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 7 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
O movimento futurista eclodiu historicamente no dia 20 de fevereiro de 1909, sendo caracterizado como uma escola de cunho artístico e literário. Ele nasceu dos princípios expostos no ManifestoFuturista, publicado no periódico francês Le Figaro por Filippo Marinetti, renomado poeta italiano.
O Futurismo se insinua no âmbito de todas as expressões artísticas e inspira muitos artífices a instituirsuas próprias escolas modernistas. Ele cultua de tal forma a novidade, que até mesmo se vê tentado a demolir instituições musicológicas e cidades ancestrais. Para os futuristas as conflagraçõesbélicas visavam sanar o Planeta.
A França e a Itália foram os núcleos por excelência do Futurismo. Infelizmente, muitos dos artistas que se alistaram em suas fileiras se aliaram também ao ideal fascista.No pós-guerra, porém, esta escola perdeu seu vigor inicial, embora sua alma desassossegada tenha continuado a pairar sobre futuras manifestações artístico-culturais. Nas artes plásticas o futurismo foiinspirado pelo cubismo e pelo abstracionismo. Na literatura, a principal repercussão se dá na poética italiana, veículo de defesa das ideologias políticas. Na literatura, as principais manifestaçõesocorreram na poesia italiana, que se dedicava às causas políticas. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para exprimir a idéia de velocidade.
No Brasil este movimento marcou atrajetória de vários artistas, entre eles Oswald de Andrade, na esfera literária, e Anita Malfatti, no campo da pintura. Eles conheceram o futurismo e o próprio Marinetti em suas idas à Europa, em 1912.Embora tenham se distanciado durante a Guerra, resgataram posteriormente este precioso intercâmbio de idéias.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi igualmente inspirada pelo Futurismo. Concepções como arejeição ao passado, o culto do futuro, o desprezo às reproduções e o cultivo da pureza original vieram perfeitamente de encontro ao que os modernistas buscavam. Eles não desejavam nada mais que...
tracking img